Geral
Atualizado em 28/05/2019 às 13:51
Avanços para a licença de garimpos
Coogamai leva para a Fepam reivindicações do setor
A Cooperativa dos Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai (Coogamai) obteve ainda no início deste mês um avanço significativo para a obtenção de renovações das licenças de operação (LO), dos garimpos e conquista de novas licenças.
A presidente da Fepam Marjorie Kuffmann, disse que levará a questão para discussão com o secretário de meio ambiente do Estado, Artur Lemos, observando que no menor espaço de tempo possível a entidade trabalhará pelos licenciamentos, não descartando a possibilidade da realização de uma força tarefa na região. Ela adiantou ainda, que fica suspenso o andamento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que estava sendo elaborado em conjunto entre Fepam e o Ministério Público com participação da Coogamai.
Também foi sugerido a individualização dos processos de solicitação de Licença de Operação, que facilitará o acompanhamento e a responsabilização de cada um pelas atividades.
Os anúncios foram feitos durante audiência em Santa Rosa, com a presidente do órgão, o presidente da Coogmai, Isaldir Antônio Sganzerla, o engenheiro de minas da Cooperativa, Anderson Oliveira da Silva e a bióloga Raquel Cristiane Ceratti e contou também com a participação de técnicos ligados ao órgão de fiscalização.
De acordo com Sganzerla, o setor garimpeiro é muito importante para a economia de Ametista do Sul e região na geração de empregos e renda, onde cerca de 15% da população tem ligação direta com a atividade. Além de Ametista, a cooperativa tem atuação em outros sete municípios e cerca de 210 garimpos ativos.
*Com informações Ascom/Coogamai