Últimas
Publicado em 17/08/2022 às 15:58
Baixa cobertura vacinal deixa o Brasil exposto ao vírus da Poliomielite
Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações Juarez Cunha concedeu entrevista exclusiva ao Grupo Chiru
O Brasil passa por um risco muito elevado de ter, novamente, casos positivos de Poliomielite. Foi isso que disse o Médico e Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações Juarez Cunha, durante entrevista exclusiva ao Grupo Chiru.
Erradicada no Brasil desde 1989 quando o último caso foi notificado, a Poliomielite provoca paralisia e afeta principalmente crianças e pessoas que não foram imunizadas com a vacina que previne a doença.
Juarez Cunha ressalta ainda, que foram as vacinas as responsáveis pela erradicação desta doença no País. “A Vacina contra a Pólio trouxe um estado livre da doença com título concedido em 1994", ressaltou. O Presidente da Sbim um alerta; “Devido a baixa cobertura vacinal atingida pelo Brasil, muitas pessoas estão expostas a Doença que já voltou a aparecer nos EUA e em Israel, hoje o em cada 100 pessoas, 30 não estão imunizadas”, disse o especialista.
- Neste momento, o Brasil atravessa uma nova campanha para a vacinação de crianças contra a Poliomielite, todos os postos de saúde do País estão aptos a aplicar os imunizantes, só depende dos responsáveis pelas crianças leva-las até esses locais - completou Juarez Cunha.