Região
Atualizado hoje às 10:03
Balsa de Rodeio Bonito não realiza mais travessia de máquinas e caminhões pesados
A definição é visa garantir a durabilidade da estrutura da balsa
A Balsa Santa Bárbara, que opera no município de Rodeio Bonito, ligando o Distrito de Saltinho ao centro da cidade, não realizará mais a travessia de máquinas de esteira e caminhões acima de 40 toneladas.
O empresário e proprietário da embarcação, Vilmar Luiz Enderle salienta que a medida foi tomada com o objetivo de evitar danos à estrutura da balsa, que vem sendo comprometida pelo peso e impacto dessas máquinas.
– Definimos por não passar mais maquinas de esteira e caminhões com mais de 40 toneladas. Uma decisão nossa, para manter a segurança e não prejudicar tanto a estrutura da Balsa, pois são maquinas pesadas que acabam quebrando a solda e se tiver que tirar a balsa do rio para consertar, é no mínimo 30 dias parado –, explicou o empresário.
Apesar da mudança, a travessia de outros tipos de veículos seguirá normalmente, sem alterações no funcionamento do serviço.
A decisão foi uma resposta aos desafios enfrentados pela balsa, visando garantir a segurança e a continuidade das operações.
A Balsa Santa Bárbara, essencial para a travessia de moradores e cargas entre Rodeio Bonito, Ametista do Sul, Planalto e Alpestre, atendendo cerca de 40 mil pessoas e tornou-se o principal meio de acesso da região desde que a ponte sobre o rio da Várzea foi destruída por chuvas em maio.