Geral
Publicado em 03/09/2024 às 15:46
Bandeira tarifária de setembro é vermelha patamar 2
A bandeira prevê um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de setembro será vermelha patamar 2. O anúncio foi realizado na sexta-feira, 30 de agosto, sinalizando maiores custos para a geração de enregia elétrica com um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A bandeira foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média em setembro. O cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas acima da média, faz com que as termelétricas passem a operar mais. Portanto, os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 foram o GSF (risco hidrológico) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD).
A bandeira vermelha patamar 2 foi acionada pela última vez em agosto de 2021. A partir de abril de 2022, a bandeira verde foi acionada, e só foi interrompida em julho deste ano, com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto.
Bandeiras
As bandeiras tarifárias permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia, podendo assim adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta.
O sistema foi criado pela Aneel em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Anteriormente, o repasse desses custos era feito apenas nos reajustes tarifários anuais, e o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento.
Com a bandeira vermelha patamar 2, a orientação é para utilizar a energia de forma consciente e evitar desperdícios que prejudicam o meio ambiente e afetam a sustentabilidade do setor elétrico como um todo. A economia de energia é essencial para a preservação dos recursos naturais.
*Com informações Aneel