Geral
Atualizado hoje às 16:32
Black Friday: especialistas dão dicas de como se organizar para comprar de maneira consciente
Data bastante aguardada pelos consumidores, a Black Friday acontece na próxima sexta-feira, 29 de novembro. Equipe da Sicredi Conexão dá dicas para você não perder o controle das finanças.
A Black Friday já se tornou um evento bastante conhecido dos consumidores. Muitos aguardam ansiosos a chegada da última sexta-feira do mês de novembro para fazer compras e aproveitar os descontos nas lojas.
Acontece que, com tantas promoções nas vitrines e anúncios na internet, não raro o impulso do consumo fala mais alto que a consciência financeira e o bolso acaba pagando a conta. Assim, o que deveria ser uma data para economizar pode se tornar um pesadelo para as finanças pessoais.
Para quem deseja fazer uma Black Friday consciente e aproveitar o melhor desta data especial, a equipe do programa de educação financeira da Sicredi Conexão separou algumas dicas.
Maria da Silva e Luiz Frizon estiveram no Empresas & Negócios do Grupo Chiru nos últimos dias e detalharam que cuidados devemos tomar para não perdermos o controle durante as compras. Confira algumas das dicas:
Planeje o que você quer comprar
Um dos grandes perigos na Black Friday é a falta de planejamento. Antes de sair às compras, tenha em mente aquilo que você precisa ou deseja comprar.
Faça uma lista com o que você pretende adquirir com base no quanto você pode gastar e siga essa lista. Ter esse planejamento vai ser fundamental para manter as contas no verde durante e depois das compras.
Pesquise preços
O período é de muitos descontos, então evite fechar negócio na primeira oportunidade. Pesquisar preços em outras lojas, sejam elas físicas ou virtuais, pode valer muito a pena.
E fique atento para não cair nos descontos falsos: algumas lojas podem aumentar os preços dos produtos semanas antes da Black Friday e apenas retornar ao valor normal nesta semana, gerando uma ilusão de desconto.
Consulte as políticas de compra da empresa
Sabe aquelas letrinhas pequenas que a gente nem sempre lê quando vai comprar um produto? Se a compra é on-line, elas ficam em algum canto do site. Se a compra é em loja física, normalmente estão em algum aviso colado no balcão ou em um documento à mostra dos clientes.
Fique atento a esses comunicados antes de fazer uma compra. Dentre outras coisas, a política de compra diz se a empresa aceita trocas e devoluções de produtos, e qual é o prazo para devolver o item para a loja.
Na dúvida, fale com o vendedor ou entre em contato com a loja.
Cuidado com os golpes!
Principalmente na internet, as fraudes e golpes têm se tornado cada vez mais comuns. Tenha cuidado ao clicar em anúncios de produtos nas redes sociais e desconfie de ofertas que sejam “boas demais”.
Se tiver dúvida, faça a compra com cartão de crédito e não com pix, pois assim a instituição financeira consegue fazer o cancelamento do pagamento em caso de golpe.
Não passe as senhas bancárias para ninguém. Assim como o Sicredi, as instituições financeiras não enviam links para os associados e clientes pedindo senhas. Em caso de dúvidas, entre em contato com o gerente da sua conta.
Ouça abaixo a entrevista completa concedida pelos educadores financeiros da Sicredi Conexão no Empresas & Negócios de 18 de novembro.