Segurança
Publicado em 15/06/2024 às 09:29
BM autua serraria e proprietários das áreas por corte irregular de araucárias
O volume total de araucárias retiradas de forma ilegal foi de 23,26 metros cúbicos
Após receber uma denúncia anônima, a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou, nesta quinta-feira, 13 de junho, um caminhão carregado de toras de araucárias (Araucaria angustifolia), em Mato Castelhano.
Os policiais militares chegaram no local e identificaram uma serraria, a qual já havia sido autuada por irregularidades. Um caminhão, marca Mercedes-Benz, estava estacionado no local e carregava quatro toras de Araucárias, as quais iriam ser serradas. O proprietário da serraria não apresentou o documento de origem florestal (DOF) da madeira.
A madeira e o caminhão foram apreendidos, conforme Termo de Apreensão.
Após diligências, a equipe do 3º BABM identificou o local que as Araucárias foram cortadas, área localizada também no município de Mato Castelhano. A destruição atingiu 4.400 metros quadrados de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica. Sendo localizadas mais 11 toras de araucárias, com volume de 15,82 metros cúbicos. Os proprietários da área não possuíam autorização para o manejo florestal e as toras foram apreendidas.
O volume total de araucárias retiradas de forma ilegal foi de 23,26 metros cúbicos.
Os responsáveis responderão pelos crimes contra a flora.
*Informações BABM