Menu

13°

Palmitinho - RS
30° max
12° min

Fechar

13°

Palmitinho - RS
30° max
12° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • BM e Polícia Militar de Santa Catarina lançam a Operação Integrada Piracema 2024/2025

    O período da Piracema se estende até o dia 31 de janeiro de 2025

    A Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM) e a Polícia Militar de Santa Catarina, através do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizaram, nesta terça-feira, 1º de outubro, a abertura da Operação Integrada Piracema 2024/2025, na bacia hidrográfica do Rio Uruguai.

    A ação ocorreu em Goio-Ên e Itá, divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e contou com a presença do Major PM Leandro da Cruz Góis, subcomandante do 3º BABM e da Tenente-coronel Andréia Cristina Fergitz, comandante do 2º BPMA, além de oficiais e praças de ambas as Unidades.

    Após a abertura, foi realizada operação de fiscalização aquática, com a participação das equipes do 3º BABM e do 2º BPMA. Durante a ação foram apreendidos diversos petrechos, inseridos, ilegalmente, no ambiente aquático.

    A Piracema teve início no dia 1º e se estende até o dia 31 de janeiro de 2025. Durante esse período a prática da pesca sofre diversas restrições com relação a utilização de determinados materiais, bem como em alguns locais. O objetivo é garantir que as espécies de peixes possam fazer a desova e a repovoação dos rios.

    Nessa fase, as Unidades do Comando Ambiental da Brigada Milhar e do 2º BPMA-SC realizarão ações de fiscalização nos principais rios que formam a bacia hidrográfica do Rio Uruguai.

    Operação realizada em municípios do Sul

    Em Iraí, os policiais militares do 3 BABM realizaram o patrulhamento motorizado, nas margens do Rio Uruguai e do Rio da Várzea. Durante a ação foram apreendidos 300 metros de redes de pesca e 200 metros de espinhel, inseridos, ilegalmente, no ambiente aquático.

    Em Ronda Alta, as equipes efetuaram o patrulhamento embarcado no lago da Usina Hidrelétrica Passo Fundo. Durante a navegação, foram localizados 150 metros de redes de pesca, que estavam inseridos nas águas.

    Já no município de Salto do Jacuí, o patrulhamento foi na Barragem do Passo Real. Os policiais militares navegaram pela área alagada e localizaram 400 metros de redes de pesca inseridos no ambiente aquático.

    Na Barragem de Ernestina, utilizando barco a motor e motos aquáticas, as equipes do 3º BABM realizaram o patrulhamento embarcado. Durante a ação, foram apreendidos 250 metros de redes de pesca, fixados de forma ilegal no ambiente aquático. Peixes que estavam presos às redes foram devolvidos às águas.

    Todos os materiais foram apreendidos conforme Termos de Apreensão e serão incinerados.

    *Informações 3ºBABM
     

    Amanda Busnello - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Super Sequência com . 21:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Pub 91

    Amanda Busnello

    17:00 - 22:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    21:00 - 00:00