Segurança
Publicado hoje às 14:28
BM flagra 6 mil m² de destruição nativa em Iraí
Operação Força Verde fiscalizou desmatamentos, corte seletivo de espécies vegetais e projetos de sivicultura em mais dois municípios do estado
A Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou, nesta segunda-feira, 11 de novembro, a Operação Força Verde, que fiscaliza e combate desmatamentos, corte seletivo de espécies vegetais e projetos de silvicultura. Policiais militares flagraram 6 mil m² de destruição nativa, pertencente ao bioma Mata Atlântica, no municípios de Iraí. Na intervenção, não havia licença ou autorização do órgão ambiental competente, e os responsáveis foram identificados.
Além de Iraí, os municípios de Áurea, norte do estado, e Ilópolis, localizado na região alta do Vale do Taquari. Em Áurea, os policiais militares constataram a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 4.100 m². A destruição atingiu árvores popularmente conhecidas como Aroeira, Pata-de-vaca, Canela, Camboatá, Açoita-cavalo, Rabo-de-bugio, Timbó, Guajuvira, Unha-de-gato e Fumo-bravo. competente.
Já no município de Ilópolis, foi realizada fiscalização junto a bordadura do Lago Verde, onde foi constatado o manejo florestal, recente, através da supressão de vegetação nativa, atingindo sub-bosque de silvicultura de Pinus, em uma área de 9.200 metros quadrados. Foram destruídos exemplares nativos e o dano ambiental ocorreu junto à área de preservação permanente (APP), caracterizada por um recurso hídrico, formado por nascentes que abastecem o Lago Verde (reservatório d’água artificial).
Nos três municípios, os responsáveis foram identificados, e Boletins de Ocorrências Policiais foram realizados pelos crimes contra a flora.
*Com informações 3ºBABM