Segurança
Publicado em 04/02/2020 às 09:09
BM gaúcha atendeu quase 2 mil ocorrências por dia em 2019
Comando estadual divulgou os indicadores de produtividade da corporação
O Comando da Brigada Militar gaúcha divulgou nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, um balanço das ações do ano de 2019 congregando os números totais de ocorrências e atividades realizadas durante o ano. Ao total foram atendidas 712.780 mil ocorrências. Esse número convertido em dias é o mesmo que 1.953 ocorrências atendidas a cada 24 horas pelos policiais militares. Dentro desse número estão também atendimentos diversos ao cidadão.
A Brigada Militar realizou ainda 58.290 prisões em flagrante, o que corresponde a um total de 160 prisões por dia. Apreendeu 5.252 armas de fogo, ou seja, aproximadamente 14 armas foram retiradas das ruas por dia.
No que se refere ao combate ao tráfico de entorpecentes, a BM gaúcha apreendeu 11,8 toneladas de drogas. O equivalente a 32 quilos de maconha, cocaína, crack entre outros tipos de drogas sintéticas apreendidas por dia.
5.638.431 pessoas foram abordadas em ações policiais no Estado. Esses milhões de abordagens equivalem a 15.448 pessoas abordadas e identificadas por dia. Além disso, 3.204.002 veículos foram fiscalizados e 123.979 barreiras foram realizadas ao longo dos 12 meses.
De acordo com o Comandante geral da Brigada Militar, Coronel Rodrigo Mohr Picon, os números apresentados são os indicadores de produtividade que demonstram em números o empenho da corporação em ser uma polícia ativa e que atua, sobretudo, para coibir crimes. "Esses dados não são apenas números. Eles carregam consigo uma redução efetiva nos índices de criminalidade e aumentam a sensação de segurança da população. São 497 municípios atendidos diariamente pela instituição que através desses números comprova que 24 horas por dia, sete dias da semana a sua segurança é o que nos move", disse.
O comando citou, ainda, que estes números refletem o resultado de ações como repressão ao crime, policiamento ostensivo, policiamento comunitário e aproximação com a comunidade, Patrulhas da Maria da Penha com a proteção às vítimas de violência doméstica, Proerd que atua desde a infância para afastar as crianças das drogas e violência, entre outras tantas ações da Brigada Militar.
*Com informações BM