Segurança
Atualizado quarta às 17:44
Bombeiros de FW recebem viatura e bote salva-vidas
Veículo 4X4 é completo para uso em resgates
Na tarde desta quarta-feira, 18 de dezembro, a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Frederico Westphalen recebeu oficialmente um veículo Toyota Hilux 4x4 completo, equipado com bote salva-vidas e reboque, adquirido pelo governo do Rio Grande do Sul.
De acordo com o coronel dos Bombeiros, Eduardo Cavedon Zaniol, todas as adversidades enfrentadas mostraram, mais do que nunca, a necessidade de os bombeiros estarem bem equipados. “O motivo da nossa existência é a preservação das vidas e das nossas riquezas. O bombeiro tem esse instrumento de trabalho para atender à comunidade, então, ganha toda a comunidade de Frederico Westphalen e região. Isso torna a vida mais segura para todas as pessoas que vivem aqui”, disse.
Os recursos para a compra das viaturas são oriundos de emenda parlamentar, do Fundo Estadual da Segurança Pública (Fesp), do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (Funrebom) e do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). Ao todo, foram adquiridos pelo Estado, 16 autos bomba-tanque (ABT), um auto-tanque, um caminhão abastecedor, um auto-resgate, três veículos leves e cinco veículos 4x4.
O tenente-coronel Elizandro Machado, comandante do batalhão de Ijuí, presente no ato, destacou que, principalmente, o bote é um equipamento que se mostrou indispensável durante as enchentes, e que os bombeiros de Frederico Westphalen não contavam com esse tipo de recurso.
– Era uma demanda antiga aqui da guarnição. Tínhamos um barco de alumínio que responde muito bem ao trabalho que realizamos, mas, nas enchentes, todos viram que o bote possibilita chegar a locais onde o barco não consegue. Então, todas as forças se sensibilizaram, e hoje passamos a contar com o bote também – comentou Machado.
Os bombeiros de Frederico Westphalen são responsáveis pelo atendimento de ocorrências em 14 municípios da região, além de realizar trabalhos de prevenção em Alpestre e Planalto, somando 16 cidades.
Leia mais: