Geral
Publicado em 27/03/2019 às 17:57
BR386 está liberada em Iraí
Indígenas protestaram durante dois dias
De acordo com a PRF o trânsito foi liberado no final da manhã desta quarta-feira, dia 27 de março, por volta das 11 horas e 30 minutos. Não há informações se novos bloqueios serão realizados durante a semana.
O principal objetivo da manifestação indígena é pressionar o governo para que a Secretaria Especial da Saúde Indígena não seja transformada em um departamento a ser englobado por outra secretaria.
Nota do Ministério da Saúde
“O Ministério da Saúde esclarece que a realização de ações na Atenção à Saúde Indígena desenvolvidas pela Secretaria Especial de Saúde indígena (SESAI) é uma das atribuições da pasta e que as eventuais mudanças no desenvolvimento dessas ações de vigilância e assistência à saúde aos povos indígenas ainda estão sendo objeto de análise e discussão.
É importante deixar claro que não existe, no momento, medida provisória do governo federal que modifica a política indigenista do país e municipaliza os serviços de saúde de indígenas.
Cabe ressaltar que não haverá descontinuidade das ações. Para isso, o Ministério tem se pautado pela garantia da continuidade das ações básicas de saúde, a melhoria dos processos de trabalho para aprimorar o atendimento diferenciado à população indígena, sempre considerando as complexidades culturais e epidemiológicas, a organização territorial e social, bem como as práticas tradicionais e medicinais alternativas a medicina ocidental.”