Geral
Publicado em 10/10/2024 às 10:44
Brasil cresce em empregos e tem menor taxa de desocupação em dez anos
Setores de transporte, informática e serviços pessoais puxaram alta
Em 2024, o Brasil registrou um aumento de 1,7% na força de trabalho, alcançando mais de 109 milhões de trabalhadores. Já a quantidade de cidadãos ocupados cresceu 3%, totalizando 101,8 mi de pessoas. A taxa de desocupação caiu 6,9%, esse é o menor número desde 2014.
O economista Niltom Marques explica a diferença entre força de trabalho e a quatidade de pessoas ocupadas. " A deferena é que a força de trabalhjo está relacionada as pessoas com 14 anos ou mais e são potenciais para trabalho, já a população ocupada é resultado de pesquisas do IBGE", disse.
O emprego formal também apresentou crescimento, com uma alta de 4 % em comparação ao segundo trimestre de 2023, segundo os dados da PNAD Contínua. Além disso, o Novo Caged registrou a criação de 1,7 mi de novas vagas com carteira assinada.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira,, 9 de outubro, pelo IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Em relação aos setores da economia, os que mais se destacaram foram os de transporte, a informática e os serviços pessoais. Ainda de acordo com o estudo, o crescimento do emprego formal foi observado na maioria dos setores, com exceção da agropecuária, dos serviços domésticos e do setor de utilidade pública.
*Informações Rádio Agência