Saúde
Atualizado em 29/04/2024 às 14:20
Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina da Covid-19 em maio
Bebês e crianças entre seis meses e cinco anos, idosos, grávidas puérperas, indígenas, ribeirinhos, pessoas com comorbidades, população de rua, entre outros estão nos públicos alvos
Até o começo de maio devem chegar ao Brasil mais 12,5 milhões de doses da vacina contra a covid-19. Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Depois que estiverem aqui, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.
Segundo o Ministério da Saúde, essa é a primeira vez que houve disputa entre empresas concorrentes para o fornecimento de vacinas, o que permitiu uma economia de R$ 100 milhões por conta da diferença de preço entre uma e outra proposta.
Importante lembrar que a rede pública continua abastecida com doses da Coronavac e da Pfizer para adultos que precisam completar o esquema vacinal. Essas vacinas, de acordo com o Ministério, continuam efetivas para as formas graves da doença. Há também doses disponíveis para a imunização do público infantil, que é prioritário até por conta da baixa procura.
No Brasil o esquema vacinal agora é o seguinte: todos os bebês e crianças entre seis meses e cinco anos de idade devem tomar três doses. E as pessoas que fazem parte dos grupos mais vulneráveis devem tomar doses de reforço. Para os idosos com mais de 60 anos, as pessoas com problema de imunidade, as grávidas e as mulheres que tiveram filho há pouco tempo, essa aplicação deve ser feita seis meses depois da ultima dose. Já indígenas, ribeirinhos, pessoas com comorbidades, população de rua, entre outros, devem se vacinar uma vez por ano.
É importante lembrar que todos os brasileiros devem ter, pelo menos, o esquema vacinal primário de duas doses. Então, quem não tomou nenhum dose, ou só tomou a primeira, precisa completar a carteira de vacinação.
*Informações Agência Brasil