Saúde
Atualizado em 27/04/2024 às 10:01
Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024
Foram confirmados 560 mil casos da doença
Apesar da queda de óbitos e casos positivos de covid-19 nas últimas semanas, mais de 3 mil pessoas morreram por causa do vírus em pouco mais de três meses no Brasil.
Os dados mais recentes divulgados pela Vigilância em Síndromes Gripais do Ministério da Saúde mostram que, até o dia 13 de abril, 3.012 pessoas morreram e mais de 560 mil casos foram confirmados.
Nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave somaram 13.681, onde foi necessária a hospitalização, sendo 40% em decorrência da covid-19.
Várias capitais brasileiras vêm registrando falta de vacinas em seus estoques, algumas com contingente populacional representativo, como São Paulo, Recife e Curitiba. Em nota, o Ministério da Saúde diz que não há desabastecimento de vacinas para covid-19 no país e que doses pediátricas e doses monovalente e bivalente para adultos estão disponíveis em grande parte dos estados.
O Ministério da Saúde informa ainda que 12,5 milhões de doses da vacina atualizada (que protege contra a cepa XBB.1, uma sub variante da ômicron) serão distribuídas nas próximas semanas para todo o país. A compra foi feita por licitação na última sexta-feira, 19 de abril. Segundo a pasta, esta foi a primeira vez que duas empresas concorrentes disputaram o fornecimento de vacinas contra a covid-19 no Brasil e isso gerou uma economia de R$ 100 milhões.
O Ministério da Saúde continua com as mesmas recomendações para proteção contra o vírus: manter o esquema vacinal atualizado contra covid-19, além do uso de máscaras para todos, principalmente em ambientes de aglomeração, ou que tenha baixa renovação do ar. É recomendada também a testagem para quem está com sintomas gripais e algo que o brasileiro vem abandonando no seu cotidiano e que foi uma das primeiras recomendações de proteção: o uso do álcool em gel.
*Informações Agência Brasil