Geral
Publicado em 09/10/2018 às 17:00
BRDE apresenta critérios para garantir acesso dos municípios a financiamento
Evento promovido pelo Codemau foi realizado nesta terça-feira, 9 de outubro, em Frederico Westphalen
Representantes de diversos municípios, instituições de ensino e entidades da região participaram nesta terça-feira, 9 de outubro, da Oficina de Análise e Seleção de Projetos Passíveis de Financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O evento promovido pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau) ocorreu na URI-campus de Frederico Westphalen.
Coordenada pela equipe do BRDE e Secretaria de Planejamento Governança e Gestão (SPGG), a oficina teve a presença do diretor de Planejamento e diretor Financeiro do BRDE, Luiz Corrêa Noronha.
Durante o evento, os participantes foram capacitados para elaborar projetos que atendam as exigências do BRDE, garantindo assim o acesso as linhas de financiamento.
Os recursos do BRDE são destinados através de repasses do BNDES e FGTS. São disponibilizados para os municípios aporte financeiro para projetos em três áreas - Saneamento e Mobilidade (qualquer projeto relativo à drenagem urbana, resíduos líquidos e sólidos, pavimentação, iluminação ou ciclovias); Infraestrutura Social, Rural e Urbana (podem obter recursos os municípios que tenham como projeto, por exemplo, a construção de escolas, postos de saúde, centros comunitários, estradas, distritos industriais ou infraestrutura turística) e Desenvolvimento Institucional (são repassados recursos para qualificação do funcionalismo, modernização de processos e sistemas, entre outras rotinas).