Segurança
Atualizado em 02/09/2024 às 12:26
Brigada Militar flagra local usado para rinha de galos em Nonoai
36 aves com as esporas amputadas foram apreendidas no local
Um local utilizado para a prática criminosa de rinha de galos, foi encontrado pela Brigada Militar, através 3º Batalhão Ambiental (BABM), na cidade de Nonoai, na última sexta-feira, 30 de agosto.
A equipe do 3º BABM recebeu uma denúncia anônima, referente à prática de rinha de galos no interior do município. No local, os policiais militares identificaram o morador, que acompanhou a inspeção na propriedade.
A guarnição flagrou, 36 galos, confinados em gaiolas individuais e, no interior de um galpão de madeira, havia dois tambores , também chamado de “rinhadeiro” - espécie de arena onde são colocados os galos para a briga. As aves estavam com esporas amputadas . Ainda, foram localizados medicamentos - utilizados nas aves feridas, bolsas de transporte de animais e um freezer com bebidas alcoólicas, indicando, assim, que o local era utilizado para a prática, criminosa, de rinha de galos.
Os galos e o rinhadeiro foram apreendidos, conforme Termo de Apreensão, e o homem, morador do local, responderá pelo crime ambiental.
Conforme a legislação brasileira, as rinhas de galo são proibidas, sendo consideradas um crime de maus-tratos aos animais. A proibição está prevista no artigo 32 da Lei 9605/98.