Região
Publicado em 21/03/2025 às 16:22
Caiçara: cerca de 70 famílias recebem água para consumo humano e/ou dos animais com caminhão pipa
Cerca de 30 famílias do município precisam de abastecimento com água potável e 40 com água para consumo dos animais

A Prefeitura de Caiçara, por meio da Secretaria de Agricultura, tem intensificado a distribuição de água potável para os moradores do cammpo e da cidade que enfrentam dificuldades no abastecimento devido à estiagem prolongada no Rio Grande do Sul.
A falta de chuvas tem impactado a região, causando perdas na produção agrícola, queda na produção leiteira e aumento nos custos de produção.
Além disso, a redução dos níveis dos reservatórios ameaça o abastecimento de água tanto em áreas urbanas quanto rurais. Diante disso, a administração tem mobilizado todos os esforços para garantir o fornecimento de água potável às residências.
O abastecimento emergencial visa não apenas atender ao consumo humano, mas também minimizar os impactos da seca sobre os animais, que sofrem com a escassez hídrica e as altas temperaturas. Até o momento, cerca de aproximadamente 30 famílias já receberam água potável, enquanto outras 40, aproximadamente, foram atendidas para suprir as necessidades dos animais.
De acordo com a gestão pública, a previsão é que esse número aumente entre 15% e 20% ao dia nos próximos dias, pois os prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), reforçam a tendência de que a estiagem persista nos próximos meses.
A Prefeitura segue monitorando a situação e reforçando ações emergenciais para amenizar os efeitos da seca, garantindo que a população tenha acesso à água potável e apoio necessário para enfrentar esse período desafiador.
*Informações Ascom/Caiçara