Últimas
Publicado em 03/05/2024 às 16:41
Caiçara, Iraí e Tenente Portela decretam situação de emergência
Até o fim da semana outros municípios poderão emitiram decreto em virtude das chuvas
Em decorrência das intensas chuvas, ocorrida nesta semana, especialmente nesta quinta-feira, 2 de maio, alguns municípios da região já decretaram situação de emergência – Caiçara, Iraí e Tenente Portela.
Em Caiçara o aumentando do nível dos cursos de água, ocasionando inundações, que atingiram de forma rápida o Distrito do Ipuaçu, com a rápida elevação das águas do Rio Pardo, uma das maiores cheias da história de acordo com os moradores.
A partir da madrugada da sexta-feira, dia 3, o nível do Rio Uruguai também subiu exponencialmente e já invade as estradas da Boa Vista do Pardo, Linha Napoleão, João Pedro e arredores ocasionando danos em lavouras e estradas.
Caiçara registrou desde a quinta, pouco mais de 175 milímetros de precipitação em um curto espaço de tempo, o que gerou muitos danos nas estradas em todo o interior.
No município de Iraí, o prefeito Antonio Vilson Bernardi salientou que assinatura do decreto se deve as chuvas significativas, inclusive nos rios que formam a bacia do Uruguai causaram alagamentos, enxurradas e bloqueios de vias, causando prejuízos econômicos e sociais.
Já em Tenente Portela as fortes chuvas desta quinta-feira, 02, provocaram consideráveis danos em estradas do interior de Tenente Portela. A infraestrutura viária está comprometida em grande parte do território e em algumas localidades o cenário se agravou devido aos estragos parciais ou totais em pontes, bueiros e pontilhões. As aulas estão suspensas no município e não há registros de pessoas que estão isoladas.
As cheias dos rios atingiram algumas moradias. Ao menos uma família, residente às margens do Rio Guarita, na localidade de Linha da Paz, teve que ser removida. Na cidade, duas famílias também precisaram deixar suas residências em razão do risco de desmoronamento.
Equipes da Prefeitura, com a participação do Corpo de Bombeiros Voluntários, interviram na desobstrução de estradas, em especial nas rodovias ERS 330 e na RSC 472. Nesta última, as águas do Rio Guarita pela primeira na história alcançaram o asfalto, obrigando a interdição total em trecho próximo a ponte na divisa com Palmitinho. O bloqueio ocorreu na noite desta quinta, sendo a rodovia liberada no final da madrugada.
Mais decretos
Até o fim do dia desta sexta-feira, 3 de maio, ou mesmo durante o fim de semana outros municípios poderão assinar os decretos visto que muitas equipes seguem trabalhando no levantamento dos dados e danos gerados pelas chuvas intensas, inundações e enchentes.
Importância do Decreto
O documento possibilita agilizar iniciativas de apoio às famílias e ainda serve de cadastro junto aos governos estadual e federal para apoio financeiro.