Últimas
Publicado em 25/09/2022 às 19:11
Campanha de vacinação contra a Poliomielite entra na última semana
Popularmente conhecida como Pólio, o vírus causa paralisia e efeitos graves, que são levados para o resto da vida.
Esta é a última semana da campanha Nacional de Vacinação, promovida pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil. Até o dia o próximo dia 30, sexta-feira, os postos de saúde seguem imunizando crianças, menores de cinco anos contra a Poliomielite, e atualizando o esquema vacinal.
A região da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Frederico Westphalen, aponta um bom andamento dos trabalhos. Conforme a Coordenadora Marly Vendruscullo foram atingidos mais de 95% do público-alvo. “Temos mais alguns dias para superar a meta de vacinados nesta campanha”, disse.
A Poliomielite é uma doença erradicada no Brasil desde 1994, quando o País recebeu o título de território livre da enfermidade. O último caso reportado foi em 1989. Popularmente conhecida como Pólio, o vírus causa paralisia e efeitos graves, que são levados para o resto da vida.
Em Frederico Westphalen, a secretaria da saúde foi a campo para conseguir imunizar o máximo de crianças durante as últimas semanas. Conforme a secretária Tais Candatem, os profissionais visitaram residências e solicitaram autorização dos pais para vacinar crianças nas escolas. “Tomamos essa medida devido a preocupação dos profissionais de saúde perante a baixa cobertura vacinal”, disse. Após esse trabalho, os índices subiram em Frederico Westphalen.
A Coordenadoria Regional de Saúde alerta que em todas as cidades de sua abrangência existem doses do medicamento e pede que pais ou responsáveis que ainda não levaram as crianças para serem imunizadas, façam isso durante essa semana.