Geral
Publicado em 02/09/2019 às 15:44
Casa Familiar Rural divulga trabalho para lideranças de Alpestre e FW
Formato de ensino está presente em mais de 1,6 mil instituições espalhadas por 43 países
O trabalho desenvolvido pela Casa Familiar Rural na região. Esse foi o tema principal de dois encontros realizados em Alpestre e Frederico Westphalen, municípios sede da instituição.
As atividades reuniram lideranças para apresentação da estrutura da Casa Familiar Rural e o trabalho que é desenvolvido através da pedagogia de alternância.
A Casa Familiar Rural de Alpestre recebeu representantes de diferentes entidades na última sexta-feira, 30 de agosto. Na semana anterior, a Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen realizou esse mesmo encontro com lideranças.
O gerente-adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Cleomar Antonio de Bona, e extensionistas rurais de municípios próximos a Alpestre participaram do encontro. “A existência das Casas Familiares Rurais na região é uma grande oportunidade para os filhos de agricultores, que podem participar de um processo educativo diferenciado, que estimula a permanência do jovem no campo, bem como o aperfeiçoamento das técnicas produtivas e o desenvolvimento da sua realidade”, comentou de Bona.
A recepção das lideranças em Alpestre foi comandada pelo diretor da Casa Familiar Rural, Wagner Rogério Bohn. Há 20 anos, a Casa Familiar Rural recebe jovens de toda a região e oferece a oportunidade de cursar o ensino médio, através da pedagogia de alternância. Segundo Bohn, esse formato de ensino está presente em mais de 1,6 mil Casas Familiares Rurais espalhadas pelo mundo, em 43 países.
A Emater/RS-Ascar apoia essas instituições e trabalha em parceria para estimular os jovens a buscarem conhecimento e profissionalização, buscando a geração de renda e a qualidade de vida no meio rural.
Para avançar nesse trabalho, um termo de cooperação técnica entre a Emater/RS-Ascar e a Casa Familiar Rural está sendo formatado e contribuirá com a aproximação do conhecimento adquirido na escola com as orientações passadas pela Assistência Técnica que acompanhará as propriedades dos jovens estudantes.