Segurança
Atualizado em 15/06/2020 às 14:22
Caso Rafael Mateus: reconstituição do crime será na quinta-feira
Dependendo da complexidade das versões e elementos o laudo pode demorar até 30 dias após o trabalho do IGP
Na próxima quinta-feira, 18, a partir das 18h, a Polícia Civil (PC) e o Instituto-Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul realizarão a Reprodução Simulada dos Fatos (reconstituição) do caso Rafael Mateus Winques, na cidade de Planalto. A Perita Criminal Bárbara Cavedon, do Departamento de Criminalística do IGP, irá coordenar os trabalhos.
A Reprodução Simulada dos Fatos, conhecida popularmente como reconstituição, foi solicitada pela Autoridade Policial que preside o Inquérito Policial, Delegado Ercílio Carletti, sendo uma das mais complexas perícias criminais realizadas pelo IGP nos últimos anos. O objetivo é verificar a viabilidade de os fatos terem ocorrido da(s) forma(s) como foram narradas pelo(s) envolvido(s).
Dependendo da quantidade e complexidade das versões apresentadas, dos elementos a serem analisados e dos quesitos a serem respondidos, em média o Laudo é remetido ao solicitante cerca de 30 dias depois do trabalho de campo.
Segundo a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, a Reprodução Simulada dos Fatos será fundamental para esclarecer as circunstâncias e dinâmica do crime, além da participação das pessoas envolvidas.
Para a Diretora-Geral do IGP, Heloisa Kuser, a realização da reconstituição demonstra a importância do órgão em apresentar as provas periciais e o empenho da instituição para a revelação dos fatos.
Orientação para a comunidade
A Polícia Civil orienta a população a ficar em casa pois, diante da Pandemia, a população não pode fazer aglomerações nesse dia, podendo incorrer, inclusive a crime de aglomeração, além de prejudicar as ações da polícia. As informações poderão ser acompanhadas de casa, pelos veículos de comunicação que poderão acompanhar a ação à distância.