Geral
Atualizado em 17/03/2020 às 18:22
Caso suspeito de coronavírus é investigado em Taquaruçu do Sul
Paciente é uma jovem que apresenta quadro clínico estável, sem gravidade
A Secretaria de Saúde de Taquaruçu do Sul monitora desde esta terça-feira, 17 de março, um caso suspeito de coronavírus – Covid 19.
Uma jovem, estudante da UFSM está em isolamento domiciliar, com quadro clínico estável, sem gravidade. A paciente teria tido contato com uma pessoa que esteve na Alemanha e apresentou alguns sintomas da doença.
O secretário de Saúde de Taquaruçu do Sul, Ivan Albarello, informou à equipe de reportagem do Grupo Chiru, que a jovem está bem, mas atendendo às recomendações do Ministério da Saúde permanecerá em isolamento. Amostras de sangue da jovem já foram coletadas e enviadas para análise.
A orientação da Secretaria de Saúde é para que a população do município redobre os cuidados com relação à prevenção. Quem apresentar sintomas da doença deve permanecer em casa e informar o Hospital São Roque, através do telefone (55) 3739.1035.
Este seria o quarto caso suspeito de coronavírus aqui na região. Outros três foram registrados em Palmeira das Missões e um já foi descartado.
CASOS NO BRASIL E RS
O Ministério da Saúde confirmou, nesta terça-feira, 17 de março, que o Brasil possui 291 casos confirmados do novo coronavírus. Em 24 horas, os casos suspeitos aumentaram quase quatro vezes – de 2.064 para 8.819.
O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, confirmou, também, a primeira morte por Covid-19 em São Paulo.
No Rio Grande do Sul, já são 12 os casos confirmados e 300 os casos suspeitos.
Em coletiva de imprensa, o governador Eduardo Leite, admitiu a possibilidade o contágio local (comunitário) já estaria ocorrendo em solo gaúcho. Mas, apesar da declaração do governador, não há ainda relatos de transmissão comunitária.
Nesta terça-feira, 17 de março, Leite entregou dois projetos de lei para combater a Covid-19. Um deles está relacionado à contratação emergencial na área da saúde e outro diz respeito à destinação de recursos de emendas parlamentares no valor de R$ 13 milhões para o combate da doença.
De acordo com Leite, os projetos buscam reforçar a estrutura de saúde.