Últimas
Atualizado em 14/02/2022 às 16:30
Centro de pesquisas da região noroeste estuda pílula antiviral contra Covid-19
O Centro de Pesquisa Clínica Oncosite, situado no Instituto de Oncologia de Ijuí, integra oficialmente a lista dos sete centros participantes no país
O Centro de Pesquisa Clínica Oncosite, situado no Instituto de Oncologia de Ijuí – IOI, no noroeste gaúcho, integra oficialmente a lista dos sete centros participantes no país que estão realizando o estudo com o medicamento antiviral Molnupiravir, da farmacêutica Merck Sharp & Dohme - MSD. A pílula estudada seria utilizada na prevenção da Covid-19.
O Dr. Fábio Franke, responsável pela pesquisa no Instituto de Oncologia de Ijuí, ressaltou, em entrevista ao Grupo Chiru, que o medicamento já está sendo oferecido para pessoas que se enquadram nos critérios da pesquisa. Conforme o Médico, é necessário que a pessoa não esteja vacinada e que tenha tido contato com alguma pessoa infectada pela Covid-19. “O medicamento funcionaria para prevenir que outras pessoas, por exemplo, da mesma família, fique doentes”, ressaltou.
O mesmo medicamento já é utilizado em outros países. Fabio Franke citou o fármaco Tamiflu que foi utilizado em casos da Gripe H1N1. “É um medicamento parecido, antiviral”, pontuou. Franke acredita que os estudos terão um resultado positivo e espera contribuir com esse estudo para a melhora na vida das pessoas. "A ciência deu grandes provas do seu valor neste momento de pandemia. Como a pesquisa atinge apenas pessoas não vacinadas é um pouco mais dificil disorrer o estudo visto a grande parta da população jpa imunizada", destacou.
Sobre uma futura distribuição do medicamento, o médico acredita que o Ministério da Saúde possa oferecê-lo na rede pública e também ser acessível para a aquisição em farmácias, sob orientação médica. “Mesmo com esses estudos é importante que as pessoas se vacinem”, concluiu Fábio Franke.