Saúde
Atualizado em 31/07/2024 às 09:18
Cerest Ametista do Sul realiza 1ª Semana do portador de Silicose
Hoje são mais de 350 pacientes atendidos pelo Cerest que tem a doença
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Ametista do Sul, realizou na última semana a 1ª Semana do portador de Silicose, doença bastante comum entre os garimpeiros que são o principal público alvo da unidade.
A Cerest é retaguarda técnica especializada para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) na região, que reúne em torno de 1,5 mil trabalhadores na maior reserva de pedra ametista do mundo e atende trabalhadores de 12 municípios, com perfil focado nos garimpeiros, embora atenda o conjunto de todos os trabalhadores.
A enfermeira, coordenadora do Cerest, Daniela Gnoatto, salienta que são mais de 350 pacientes com silicose atendidos hoje pela unidade. “A ideia da Semana dos Portadores de Silicose surgiu justamente a partir da nossa Semana do Garimpeiro, que já realizamos há alguns anos, porque a gente atende mais de 350 pacientes que tem silicose que vem dos nossos municípios de abrangência”, comentou
A profissional explica ainda o que é a silicose, essa doença que por muitos anos foi bastante comum aos trabalhadores do garimpo. “A silicose é causada pela inalação do pó da sílica e na nossa região, por muitos anos, foi comum os trabalhadores do garimpo desenvolverem a doença, justamente pela inalação da poeira do garimpo, que contem sílica e eles trabalhavam sem os equipamentos de proteção o que era propicio para o desenvolvimento da silicose”.
Daniela pontua ainda, que antes do trabalho da antiga Unidade de Saúde do Trabalhador (Urest), que hoje se tornou Cerest, a doença era bastante comum e que esse trabalho preventivo tem reduzido a incidência de novos casos.
Sobre a Semana, a coordenadora do Cerest, comentou que a programação foi bem variada e focada na prevenção e que, para o próximo ano a equipe deverá incrementar as ações.
– Durante toda essa semana fizemos testes rápidos – HIV, Sífilis e hepatites, na terça-feira, tivemos a palestra com o doutor Jorge Alan que falou dos cuidados em saúde e a importância das vacinas que são pedidas para esses pacientes com silicose; a farmacêutica da prefeitura falou sobre a medicação e na sexta-feira fizemos as visitas domiciliares aos pacientes que fazem uso de oxigênio, enfim pacientes com comprometimento pulmonar mais sério devido a silicose – explanou Daniela ao complementar que teve bastante adesão dos atendidos durante as atividades e que para o próximo ano já estão sendo pensadas atividades para serem incrementadas na ação.
O Cerest de Ametista do Sul será referência para os municípios de Alpestre, Ametista do Sul, Caiçara, Cristal do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Palmitinho, Planalto, Rodeio Bonito, Vicente Dutra, Gramado dos Loureiros, Trindade do Sul.