Geral
Publicado em 01/09/2019 às 11:52
Chama Crioula é distribuída para entidades da 28ª RT
Maioria das entidades realizará a Semana Farroupilha de 14 a 20 de setembro
Setembro é celebrado o mês da pátria Brasileira, mas para os gaúchos setembro é também o mês do gaúcho, marcado anualmente pelo 20 de setembro, dia do gaúcho e para marcar essa data, todos os anos a Chama Crioula acessa em uma cerimônia organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) percorre todos os cantos do Estado e marca o início dos festejos farroupilhas. Na 28ª Região Tradicionalista, a Chama chegou a cidade de origem do coordenador Rodrigo Bordignon ainda em 18 de agosto e na manhã deste domingo, 1º de setembro foi distribuída as 18 entidades que compõem a região.
A cerimônia aconteceu em Vista Alegre, no ginásio da Escola Estadual Pe. Abílio de Marcos Sponchiado, e reuniu representantes de toda a região. “O nosso CTG teve a honra de guardar a chama todos esses dias, manter ela acessa, para agora chegar nos 14 municípios da 28ª RT. Não é a primeira vez que ficamos com essa tarefa, mas a cada edição ela renova o nosso amor pela tradição, por isso estamos muito felizes de receber todas as entidades aqui em nosso município para essa cerimônia e para o encontro regional das invernadas” comentou o patrão do CTG Estância Alegre, Celio Andrade. A entidade construiu um galpão , ao lado da entrada da entidade, para guardar a Chama gerada em Tenente Portela.
Junto com a cerimônia de distribuição da Chama acontece, durante todo o dia, o 3º Encontro Regional Artísitico da 28ª RT. "Já é quase que tradicional a gente aproveitar esse momento de reunião das famílias tradicionalistas da 28ª RT para fazer o encontro artístico, com as apresentações de todas as invernadas de dança tradicional da região", comentou Bordignon.
De Vista Alegre os cavalarianos de toda a região seguem com uma centelha da Chama até seus municípios. Na maioria das cidades ela fica sobre a guarda da Brigada Militar até o início dos festejos farroupilhas do município.