Menu

35°

Palmitinho - RS
35° max
19° min

Fechar

35°

Palmitinho - RS
35° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Chapecó completa um ano de Lixo Zero

    Projeto já inspira outras cidades de SC

    A experiência de Chapecó com o Programa Lixo Zero, que completou um ano no último dia 12, foi apresentada nesta segunda-feira, 17, em Lages-SC, pelo Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon e pela Coordenadora do Programa, Vanusa Maggioni Cella. O Seminário “Lages em busca do Lixo Zero” foi promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente e aconteceu no auditório do Instituto Órion. Participaram servidores públicos, representantes de entidades, órgãos e instituições, profissionais da área ambiental e Prefeitos da AMURES – Associação de Municípios da Região Serrana de Santa Catarina.

    O Prefeito contou que Chapecó viu que era necessário enfrentar o desafio de um problema que é Global: o lixo. Primeiro, de reduzir a produção e a destinação dos resíduos para aterros sanitários. Segundo, mudar hábitos e atitudes com a separação e destinação adequadas. E, terceiro, fazer com os que recicláveis chegassem com melhor qualidade às 15 Associações de Catadores. Já foram 12 meses de trabalho, envolvimento coletivo, novos investimentos e centenas de ações de conscientização e provocação da sociedade.

    – Já no lançamento do Programa, Chapecó conduzir a cidade para um processo de transformação do lixo ao mínimo possível em 10 anos, e a própria Prefeitura se comprometeu de transformar seus colaboradores em cidadãos propulsores da metodologia, a começar pelos prédios da Administração Pública. Todo o resíduo orgânico produzido na Sede, onde fica o Gabinete do Prefeito, são compostados no pátio, num Espaço Pedagógico de Compostagem – exemplificou Buligon.

    O objetivo do evento é iniciar um movimento de mudança também em Lajes e nas demais cidades participantes.

    Resultados em Chapecó

    Buligon afirmou que precisamos avançar muito ainda, mas que os resultados alcançados em um ano de Programa devem ser valorizados. Milhares de chapecoenses abraçaram a causa, cooperaram, compreenderam o valor que os resíduos têm e passaram a pensar e agir praticando os 5 R’s da Sustentabilidade (Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar). Toda e qualquer ação Lixo Zero, em casa, no escritório, na empresa, na escola, na Universidade contribuiu para esses números:

    • Mais dignidade: aumento de 33% na qualidade dos materiais que chegam às Associações. Os resíduos passaram a chegar mais limpos, menos misturados;
    • Crescimento de 230% na procura pelos Ecopontos para o descarte correto de resíduos volumosos;
    • Redução do rejeito, demonstrando consciência na hora de consumir, de descartar, e também o aumento da compostagem de orgânicos;
    • R$ 700 mil deixaram de ir para o aterro sanitário e passaram a agregar renda aos catadores;
    • Semana Lixo Zero, em outubro, envolveu 32.800 pessoas, de 77 instituições públicas e privadas, em 184 atividades.

    *Com informações Ascom/Chapecó

    None
    No Ar: Top de Bandas com Vilmar Luza 12:00 - 13:00

    FM
    91,1

    Flashback 91

    Marcinho San

    12:00 - 13:00

    FM
    104,3

    Jornal da Chiru

    Delfo de Souza

    12:00 - 12:50

    FM
    107,9

    Top de Bandas

    Vilmar Luza

    12:00 - 13:00