Menu

27°

Palmitinho - RS
27° max
17° min

Fechar

27°

Palmitinho - RS
27° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Chapecó inaugura espaço de Medidas Socioeducativas

    Serviço vai oferecer oficinas à jovens de 12 à 18 anos

    A Administração Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria de Assistência Social inaugurou nesta quarta-feira, 21, o novo espaço de Medidas Socioeducativas. Ele funcionará na Rua Paulo Marques, 89, Centro e atenderá de segunda à sexta das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas e com uma equipe composta por coordenação, assistentes sociais, psicólogos, advogado, pedagogos, monitores sociais e administrativo.

    O público alvo do serviço são adolescentes de 12 à 18 anos e jovens excepcionalmente até 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto com famílias residentes no município de Chapecó-SC, encaminhados pela Vara da Infância e Juventude. Atualmente estão cumprindo medidas socioeducativa em meio aberto 118 adolescentes entre PSC – Prestação de serviço à comunidade e LA – Liberdade assistida.

    O serviço tem como objetivo promover um conjunto de ações que proporcionem aos adolescentes um processo de reflexão e educação acerca de suas práticas. Além disso, também visa construir novos caminhos através da preparação e inserção ao mercado de trabalho; modificar histórias de vidas tendenciadas para atos ilícitos; trabalhar valores éticos e morais; diminuir a reincidência e violência praticada por adolescentes em Chapecó e resgatar o espirito de cidadania, como compromisso e ação de todos: adolescente, família, sociedade e Estado.

    Em Chapecó, os atendimentos no Serviço de Medidas Socioeducativas já eram executadas pela Secretaria de Assistência Social – SEASC nos dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social CREAS I e CREAS II, porém, devido a demanda apresentada e para dar mais efetividade e diminuição da reincidência de atos infracionais, os serviços foram unidos, visando criar um processo inovador e o primeiro em nível de Estado. Com esse novo espaço será oportunizado novas escolhas por meio de um planejamento estratégico de atenção socioassistencial especializada aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, com atendimento focado nas potencialidades dos adolescentes, seus sonhos, desejos e projetos de vida.

    Todo o projeto é acompanhando pela Vara da Infância e Juventude e Ministério Público onde contribuíram com importantes considerações para a construção do projeto. Além disso, está recebendo importante apoio do PROPAZ - Programa de Reconstrução Orgânica da Paz. O PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em parceria com o Sistema S, Prefeitura e Universidades realizaram a primeira oficina de preparação para o mercado de trabalho contemplando o numero de 169 adolescentes em situação de vulnerabilidade. Ainda houve a sensibilização do empresariado para que sejam cumpridas as cotas de jovens aprendizes nas empresas. São parceiros do serviço o MPT: Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Cultura, Secretaria de Esportes, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde,  Udesc, Unochapecó, UFFS,  Rotary, Unoesc, IFSC, CIEE, SENAC, SENAI, entre outros.

    No serviço serão ofertadas oficinas:

    • Oficinas profissionalizantes, culturais, de autoimagem e de humanização em parceria com diversas Instituições e demais Secretarias visando qualificar o trabalho.

    • Educação de Jovens e Adultos – EJA em parceria com a Secretaria de Educação, oportunizando forma o acesso ao estudo.

    • Projeto de ampliação das parcerias com a sociedade e empresários para ampliar as oficinas e principalmente em vagas para inserção ao mercado de trabalho. 

     

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Super Sequência com . 12:00 - 13:00

    FM
    91,1

    Sem Parar

    .

    12:00 - 20:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    12:00 - 00:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    12:00 - 13:00