Região
Publicado em 22/02/2024 às 10:50
Ciclistas cumprem desafio em homenagem aos 150 anos de Palmeira das Missões
A aventura teve início na sexta-feira, 16 de fevereiro, com destino à capital gaúcha, em um percurso desafiador de 400 quilômetros e foi concluído no domingo, 18
No último final de semana, um grupo de 13 ciclistas, Antonio Luis Magalhães Soares, Arsilo Gladimir Klebers, Geovane Fritch Medeiros, João Flávio Piaia Raimundo, Jonhatan Magalhães Barcelos, Julio Leandro Lencina, Marco Aurélio Lambert Machado, Osmar José Plack, Paulo Guilherme Rodrigues, Roberto Carlos Gehlen, Roberto Oliveira Almeida, Silvio dos Santos e Wiliam Bonafé, junto com um carro de apoio conduzido por Paulo Roberto Brizolla Rodrigues, partiu do Parque de Exposições de Palmeira das Missões em uma emocionante jornada em homenagem ao sesquicentenário da cidade. A aventura teve início na sexta-feira, 16 de fevereiro, com destino à capital gaúcha, Porto Alegre, em um percurso desafiador que abrangeu mais de 400 quilômetros e foi concluído no domingo, 18 de fevereiro.
O roteiro foi cuidadosamente planejado com 10 paradas estratégicas que incluíram alguns pontos turísticos. Essa escolha não apenas ressalta a determinação esportiva do grupo, mas também destaca o compromisso em integrar momentos de contemplação e apreciação da cultura local ao longo da jornada.
O prefeito Evandro Massing expressou seu profundo agradecimento à iniciativa do grupo em incorporar o desafio às festividades do Sesquicentenário de Palmeira das Missões. Ele elogiou os ciclistas pelo feito notável, destacando o papel crescente do esporte na comunidade e como essa iniciativa reflete esse protagonismo.
"A realização deste desafio pelos ciclistas é um testemunho do espírito de comunidade e do amor pelo esporte em Palmeira das Missões. Essa jornada não apenas celebra o Sesquicentenário de nossa querida cidade, mas também ressalta a força e a união que caracterizam nossa comunidade", declarou o prefeito.
Segundo um dos organizadores e participantes do evento, Arsilo Klebers, num primeiro momento, a ideia de organizar uma pedalada até Porto Alegre não se concretizou. Mas após algum tempo, o grupo se formou. O evento cresceu além das expectativas, com aceitação da comunidade local, tornando-se um marco histórico para o município. O apoio de pessoas como o secretário de Esporte, Leandro Manfio, e do vice-prefeito, Régis Lorenzoni, foi essencial para transformar a simples pedalada planejada em um evento significativo aos 150 anos do município.
Quanto ao trajeto, Klebers afirma que, apesar dos desafios e da altimetria intensa, o grupo de 14 ciclistas, incluindo iniciantes e experientes, superou as dificuldades. Optaram por uma rota mais segura, por encantadoras estradas do interior, tornando a jornada não apenas desafiadora, mas também gratificante. “A superação de dois ciclistas mais velhos, na casa dos sessenta anos, que completaram o percurso, inspirou e fortaleceu o espírito de compartilhamento e alegria entre os participantes”, salienta.
Ao retornar, os ciclistas contaram com o apoio da prefeitura, que disponibilizou um ônibus para garantir que todos pudessem voltar com conforto e segurança após a realização do desafio.
*Fonte: Ascom Palmeira das Missões