Geral
Publicado em 13/01/2024 às 11:14
Cigres executa ações através de convênio firmado com Ministério Público
URI/FW venceu o processo licitatório para apoiar na capacitação dos representantes dos municípios
O Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), através de convênio firmado com o Ministério Público, por meio do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), realizou processo licitatório para contratação de serviços técnicos especializados para qualificação das estruturas de gestão do Cigres e dos municípios envolvidos.
Também para contratação de serviços para capacitação e treinamento dos agentes públicos dos 31 municípios no licenciamento, fiscalização e controle ambiental, qualificação das equipes de coleta e transporte de resíduos, conforme previsto no convênio. A vencedora do certame foi a Universidade Regional Integrada (URI), Câmpus de Frederico Westphalen, que está executando as ações.
Seminário Regional
Integrando estas ações, em 7 de novembro de 2023, no Auditório da URI/FW, ocorreu o 1º Seminário Regional – Sustentabilidade em Ação, com o objetivo de realizar a apresentação do projeto a ser desenvolvido pela URI em parceria com o Cigres, aos municípios envolvidos.
No evento, foram apresentados o Plano Intermunicipal de Gestão e da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o histórico dos resíduos sólidos com registros fotográficos e, ainda, foi feita a demonstração do Plano de Ação do Projeto que será implementado.
Capacitação sobre processos sustentáveis no Cigres
A primeira formação sobre processos sustentáveis, aos recicladores que atuam na separação, triagem e enfardamento dos materiais recicláveis do Cigres para resultados de maior agilidade e melhor aproveitamento dos materiais, diminuindo ao máximo o volume de rejeitos destinados ao aterro, aconteceu nesta semana, em 9 de janeiro, no consórcio.
O presidente do Cigres e prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette, que esteve na capacitação, destacou a importância do projeto e a formação dos colaboradores, assim como o levantamento dos dados nos municípios, proporcionando indicadores para monitoramento das atividades do consórcio, visando uma sustentabilidade na gestão e no Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos de toda região.
A URI
Segundo a professora Claudia Cerutti Kuhnen, coordenadora do projeto, os profissionais que estão desenvolvendo o projeto são de áreas diversas como: Biologia, Direito, área das Engenharias, Agronomia, além dos setores de acompanhamento da URI. “As atividades terão caráter de diagnóstico e capacitação, além de eventos que discutem conceitos, teorias, realização de práticas que auxiliarão na constituição do processo de coleta seletiva nos municípios, objetivando interação teórico-prática nas questões do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. A equipe multidisciplinar fará o acompanhamento e a elaboração de diagnóstico e propostas junto aos municípios. A parceria da URI e Cigres consolida o trabalho na interação da universidade com sua região de abrangência, através do conhecimento científico produzido e alicerçado na missão da URI de “desenvolver pessoas nos campos socioeconômico, educacional, cultural e político, por meio da promoção do conhecimento, de ações empreendedoras e inovadoras, socialmente responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento social e humano”, destaca Claudia.
* Fonte: URI/FW