Saúde
Atualizado em 23/11/2020 às 17:35
Com aumento de 17% nas hospitalizações região permanece em Bandeira Vermelha
Mapa definitivo foi apresentado pelo governador, devido aumento significativo em todo o RS
Na 29ª rodada, o mapa definitivo do modelo de Distanciamento Controlado terá, a partir desta terça-feira, 24, oito regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto) e 13 em bandeira laranja (risco epidemiológico médio). As bandeiras da 29ª semana são válidas até as 23h59 de segunda-feira, 30. Devido ao alto número de bandeiras vermelhas, o governador Eduardo Leite apresentou o mapa em transmissão ao vivo pelas redes sociais.
A Região de Palmeira das Missões apresentou piora em todos os indicadores específicos da região, apresentando um destes em avaliação de risco máxima (bandeira preta), no que diz respeito a capacidade de atendimento hospitalar que teve aumento de 17%. Outro indice que aumentou 67%, foi o de óbitos na região, na última semana foram registradas cinco mortes por Covid-19, nos municípios da região. Mesmo com a melhora na avaliação de dois indicadores de Velocidade de Propagação da Macrorregião Norte, houve piora na avaliação dos indicadores de Capacidade de Atendimento macrorregional e estadual, elevando a média ponderada final para dentro dos parâmetros que determinam a bandeira final na cor Vermelha.
Em todo o Rio Grande do Sul, foram reconsiderados e aceitos os pedidos das regiões Covid de Santa Maria, Guaíba, Caxias do Sul, Porto Alegre e Lajeado foram acatados pelo Gabinete de Crise. Por isso, permanecem em bandeira laranja nesta semana.
Por outro lado, a equipe técnica optou por rejeitar os pedidos das regiões de Novo Hamburgo, Passo Fundo e Uruguaiana. Essas três regiões se somam a Capão da Canoa, Canoas, Ijuí, Palmeira das Missões e Erechim, que não enviaram pedidos de reconsideração. Das oito regiões em vermelho, apenas Uruguaiana não aderiu ao sistema de cogestão.