Geral
Atualizado em 27/03/2020 às 16:04
Com cinco casos confirmados de dengue, Palmitinho está em alerta
Situação preocupa gestores de Saúde
A secretária de Saúde de Palmitinho, Cleusa Danete De Cezaro, destacou nesta sexta-feira, 27 de março, que nesse momento a dengue assusta mais que o coronavírus no município. O alerta à população foi feito em entrevista a Douglas Biguelini, durante o Comando Regional da AM 1380.
Segundo a secretária de Saúde, o município está em alerta, já que além dos cinco casos de dengue confirmados, a cada dia chegam mais pacientes com sintomas da doença, buscando atendimento no Posto de Saúde. Cleusa ressaltou também que está recebendo inúmeras denúncias com relação ao lixo e que a população está armazenando água em baldes, por causa da estiagem.
A secretária pediu a todos os cidadãos que cada um faça sua parte, mantendo pátios de residências limpos e eliminando locais com água parada.
Também durante a entrevista, a médica Scheila da Silva, que atende no Posto de Saúde, disse que somente nesta sexta-feira, 27 de março, atendeu pelo menos cinco pacientes com sintomas sugestivos de dengue e ao longo dessa semana não foi diferente. A médica explicou que amostras dos pacientes atendidos com sintomas da doença foram encaminhados para Porto Alegre, mas o quadro clínico dos pacientes aponta para a doença.
- Os casos ainda não são tão graves, mas podem ter casos mais graves que são de dengue hemorrágica e esse tipo de dengue mata. Se tiver um surto de dengue hemorrágica, vamos ter o caos no município -, afirmou.
De acordo com a médica, o quadro clínico nos cinco casos confirmados de dengue é estável. Os pacientes apresentam de uma maneira geral mal estar, dor no corpo e febre. Esses sintomas estão sendo tratados com medicação e os pacientes estão sendo acompanhados com exames laboratoriais, informou Scheila.
Em 2019, Palmitinho não registrou nenhum caso de dengue e neste ano são cinco até o momento.
A médica frisou também que as pessoas devem ficar atentas aos sintomas mais comuns da dengue que são: febre, dor no corpo, mal-estar e vermelhidão e coceira pelo corpo.