Região
Publicado em 24/01/2024 às 13:57
Com mais de 300 casos de Dengue Tenente Portela terá fumacê
Município adquiriu os equipamentos e servidores receberam treinamento da Coordenadoria Regional de Saúde para aplicação
A secretaria municipal de saúde de Tenente Portela traçou, ainda na terça-feira, 23, novas estratégias de enfrentamento da dengue. A principal delas intensificar o uso do “fumacê”.
Conforme a secretária, Lisete Bison, a partir das orientações da 2º Coordenadoria Regional de Saúde (2ºCRS), o Município seguirá intensificando o uso do “fumacê” e deverá entrar com a aplicação de inseticidas em paredes ou demais superfícies utilizando equipamentos costais. Essa metodologia é utilizada para o controle do aedes aegypti em pontos estratégicos e deverá ocorrer inicialmente nas residências localizadas nas regiões de maior incidência de casos de dengue, na cidade.
De acordo com boletim divulgado na segunda-feira, 22, o município já contabiliza 321 casos de Dengue, por isso, mais do que nunca, a gestão pública busca o engajamento da comunidade na luta contra a proliferação do mosquito. “O aedes aegypti se prolifera em depósitos de água limpa como garrafas, pneus velhos, piscinas, caixas d’água sem tampa, latas, ralos, calhas, cisternas, vasos e potes de água de animais. Portanto, é fundamental que o cidadão faça sua parte eliminando estes criadouros”, enfatiza a secretária.
Cronograma do “fumacê" para a semana
Quinta-feira, 25, pela parte da manhã, a ação de combate ao mosquito transmissor da dengue está prevista para os bairros Verzéri, Rubino Marroni e Bem Morar (Cresol). Na sexta, 26, também pela manhã, estão programados os bairros Caxambú, Modelo e São Francisco. Para que ocorra a aplicação é necessário que as condições climáticas sejam favoráveis, com pouco vento e sem chuva.
Algumas orientações para a melhor eficiência do produto
1) Abra as portas e janelas quando o veículo “fumacê" passar em sua rua, assim as partículas de inseticida chegarão ao interior dos imóveis, onde normalmente o aedes aegypti fica abrigado.
2) Após a passagem do carro “fumacê", troque a água e lave os bebedouros de animais domésticos com água e sabão, pois, o inseticida é diluído em óleo, desta forma, a facilidade de aderência do mesmo nesses recipientes é maior.
3) Evite se aproximar do jato de inseticida durante a aplicação na sua rua, pois, próximo ao canhão de liberação do inseticida, a concentração do mesmo é maior, mantenha-se longe do veículo no momento da aplicação.
4) As pessoas que tiverem animais de estimação devem colocá-los para dentro de casa ou longe do alcance do inseticida, abrir as janelas e tampar os alimentos, durante a passagem dos carros “Fumacê”.
*Com informações Ascom/Tenente Portela