Geral
Atualizado em 19/03/2020 às 10:48
Com quatro casos suspeitos de coronavírus, Palmeira das Missões decreta situação de emergência
Serviços públicos terão horário de funcionamento reduzido
Palmeira das Missões monitora mais dois casos suspeitos de coronavírus – Covid 19. A informação foi repassada em Nota Oficial emitida pela Secretaria de Saúde e Hospital de Caridade (HC) na noite de quarta-feira, 18 de março.
Os pacientes estão em isolamento domiciliar e são acompanhados pela equipe da Secretaria de Saúde, seguindo os protocolos estipulados pelo Ministério da Saúde. As amostras dos dois pacientes já foram coletas e encaminhadas para análise.
Os outros dois casos suspeitos de coronavírus no município, divulgados na última segunda-feira, 17 de março, também continuam em isolamento domiciliar, com quadro clínico estável e sem sinais de gravidade. A equipe da Secretaria de Saúde permanece aguardando o resultado dos exames laboratoriais.
Desde 9 de março, foram registrados cinco casos suspeitos em Palmeira das Missões. Um foi descartado e os outros quatro aguardam resultado de exames laboratoriais.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Com quatro casos suspeitos, o prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire decretou situação de emergência no município.
O documento “determina a suspensão imediata das atividades em casas noturnas, pubs e bares noturnos, academias, teatros, museus, centros culturais, bibliotecas, cinemas, missas, cultos religiosos, campeonatos e competições”.
Além disso, o documento estabelece que o funcionamento das lojas, restaurantes, bares e lancherias devem ser realizados com equipes reduzidas e com restrição ao número de clientes concomitantemente, como forma de controle da aglomeração de pessoas.
A lotação não poderá exceder a 50% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou PPCI, bem como de pessoas sentadas.
O serviço público no município terá horário reduzido de funcionamento – das 9 horas às 11 horas e das 13h30 às 15h30.
Já as secretarias de Obras e Agricultura e Serviços Urbanos e atividades públicas essenciais funcionarão das 7 horas às 13 horas, em turno único. O Conselho Tutelar funcionará apenas em regime de plantão.