Geral
Publicado em 02/09/2019 às 15:32
Concurso municipal premia os melhores vinhos de FW
Sexta edição do evento foi promovida pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Emater/Ascar-RS
A Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Emater/Ascar-RS, promoveram na noite de sábado, 31 de agosto, a sexta edição do Concurso Municipal de Vinhos Coloniais e Artesanais de Frederico Westphalen. O evento ocorreu na sede da Etnia Italiana, no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella.
No total, foram avaliadas 20 amostras, sendo dez de vinho tinto e dez de vinho branco, de 12 produtores do município. Elas foram analisadas por três jurados: o produtor Cleverton Ferigollo e os professores, Deivid Fagundes e Paulo de Tarso Teixeira. Logo após o jantar com cardápio típico italiano, foram premiados os vencedores desta edição.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Cleber Cerutti, o objetivo da ação é evidenciar a atividade. “O vinho faz parte da colonização do município e nós buscamos valorizar a cultura da nossa terra. Atualmente, mais de 100 famílias trabalham de forma artesanal com a produção de vinhos e sucos de uva. Também temos duas agroindústrias voltadas a vinicultura e uma à produção de sucos. Então, o concurso tem como objetivo valorizar a atividade e incentivar a produção de vinhos coloniais e artesanais em FW”, frisou.
Para a chefe do escritório municipal da Emater, Vera Cancian, a sexta edição mostra o aprimoramento das produções. “Percebemos uma evolução muito grande na qualidade dos vinhos. Isso mostra que nossos agricultores estão focados e esperamos que eles sigam se esforçando para que no próximo ano tenhamos ótimos vinhos mais uma vez”.
Confira os vencedores:
Vinho Branco
1° Lugar: Antônio Duarte
2° Lugar: Hélio Garcia da Rosa
3º Lugar: Adelino Favin
Vinho Tinto
1° Lugar: Camargo Uvas e Vinhos
2° Lugar: João Debastiane
3º Lugar: Luiz Giacomini
Jovens Empreendedores Rurais
Além disso, durante o evento também ocorreu a quarta edição do Concurso Jovem Empreendedor Rural. A competição tem como objetivo mostrar à comunidade experiências positivas de jovens agricultores, valorizando e estimulando a sucessão familiar. Por meio de cartas, os interessados contaram suas experiências, onde três histórias foram selecionadas e os jovens premiados.
Ricardo Ceolin
Debora Salete Sarmento
Renan de Sousa
*Informações Ascom/FW