Geral
Publicado em 11/08/2019 às 09:00
Conheça Seu Oraci, que acenderá a Chama Crioula 2019
Solenidade acontece na sexta-feira, 16 de agosto
Na próxima sexta-feira, 16 de agosto, e no sábado, 17 de agosto, Tenente Portela recebe a 72ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul.
Os dois atos serão momentos que devem ficar marcados na história do tradicionalismo regional.
E quem realizará o acendimento da Chama Crioula do Estado é uma das grandes referências do tradicionalismo em Tenente Portela e região - Oraci Gomes dos Santos.
Aos 81 anos, “Seu Oraci”, como é carinhosamente conhecido, tem muita história para contar sobre o tradicionalismo. Ainda jovem foi tropeiro, percorrendo todo o Noroeste gaúcho no lombo de mulas e cavalos. Conheceu Tenente Portela em 1954, as vésperas da emancipação político-administrativa e em 1958 mudou para o município com a família.
Serviu o Exército Brasileiro e, posteriormente, ingressou na Brigada Militar. Em virtude da profissão residiu em vários municípios do Estado, e em todos, envolveu-se com o tradicionalismo e os CTGs.
Participou da reativação do CTG Sentinela da Fronteira de Tenente Portela, em 1968. Foi patrão da entidade por cinco vezes e em uma dessas, foi o proponente para que a então 3ª Região Tradicionalista, a qual o município pertencia, fosse dividida em duas, devido à grande distância entre os municípios. Assim foi criada a 20ª Região Tradicionalista.
“Seu Oraci” participou também da fundação do CTG Estância da Saudade de Crissiumal. Foi sócio do CTG dos Subtenentes e Sargentos de Porto Alegre, do CTG Tropeiros da Tradição de Três Passos. Além disso, participou e foi grande incentivador da criação dos CTGs Querência Xucra de Putinga e Lança Crioula de Anta Gorda.
Foi sócio fundador do CTG Querência do Mate de Ilópolis e patrão por quatro vezes. Foi coordenador da 14ª Região Tradicionalista, quando organizou a reativação do CTG Guido Manoel de Tapera.
Também, foi sócio fundador do CTG Guardiões da Fronteira de Tenente Portela, sendo o primeiro patrão do Conselho de Vaqueanos e Patrão de Honra.
Por estas e tantas outra credenciais é que o Seu Oraci foi escolhido para ser aquele que fará o acendimento da Chama Crioula do Estado de 2019.