Geral
Publicado em 11/02/2020 às 15:50
Conselho de Odontologia lança o OdontoLibras
Aplicativo visa a inclusão e maior interação entre o cirurgião dentista e o paciente com deficiência auditiva
Projetos de inclusão social de pacientes com necessidades especiais são relativamente novos, datam do marco regulatório para a área. No entanto, não basta apenas a legislação, sendo necessária a criação de medidas efetivas para que a inclusão seja efetiva. O OdontoLIBRAS surgiu com a proposta de ajudar nessa inclusão.
O aplicativo que facilita a interação entre o cirurgião dentista e o paciente com deficiência auditiva foi criado em parceria com a Universidade Aberta para o Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A iniciativa também conta com apoio da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO).
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registra que o Brasil tenha cerca de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, ou seja, 5% da população do país. “É uma grande iniciativa que favorece a saúde bucal desses quase 10 MILHÕES de brasileiros”, comenta presidente do CRO/RS, Nelson Eguia.
O aplicativo é gratuito e foi criado para facilitar a comunicação e informação odontológica em atendimentos emergenciais ou consultas de rotina, com suas variadas funcionalidades. O OdontoLIBRAS está disponível para smartphones com sistema operacional Android e IOS.
A expectativa é que o aplicativo OdontoLIBRAS inspire outras áreas da saúde, para que novos produtos sejam desenvolvidos para melhorar a qualidade da comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e profissionais da saúde de diferentes especialidades.