Agro
Atualizado em 15/07/2021 às 17:09
Construção de granja será um marco na suinocultura da Cooper A1
Granja Riqueza abrigará 3.200 matrizes produtivas
A Cooper A1 está prestes a dar um grande salto e inaugurar uma nova etapa no setor de suinocultura. A cooperativa iniciou o projeto de construção da Granja Riqueza, que abrigará 3.200 matrizes produtivas, entre avós e bisavós, e capacidade para produzir cerca de 96 mil animais por ano. Em etapa de terraplanagem, a granja será instalada na comunidade de Poço Torto, interior de Riqueza (SC).
As fêmeas oriundas desta produção, depois de passarem por rigoroso processo de seleção, servirão de base para acelerar o programa genético da Cooper A1, servindo de auto reposição para a própria granja e sendo destinadas aos demais sítios integrados da cooperativa, onde acontecerá a recria/crescimento, para posteriormente serem enviadas aos associados criadores de leitões.
O diretor Agropecuário da Cooper A1, o médico veterinário Paulo Costacurta, explica que a Granja Riqueza será uma evolução na atividade de suinocultura da cooperativa. “Será um grande empreendimento, uma granja de alto padrão tecnológico e sanitário e que trará maior biossegurança e qualidade ao produtor e a cadeia produtiva”.
PRODUÇÃO AUTOSSUFICIENTE DE MATRIZES
Paulo Costacurta destaca que o novo empreendimento irá operar para produção fechada com tecnologia genética Agroceres PIC. Com foco voltado à máxima sanidade, a granja possibilitará à Cooper A1 ser autossuficiente na reposição de fêmeas para a integração, minimizando o risco de introdução de agentes infecciosos, além de proporcionar um progresso genético consistente, aumentando a eficiência produtiva dos plantéis. “A cooperativa passa a ter total controle de genética e sanidade, trazendo grandes benefícios em termos de eficiência produtiva”, reforça Costacurta.
Além da Granja Riqueza, a Cooper A1 manterá a Granja Lengert, de alto padrão, para abastecer as 97 Unidades de Produção de Leitões (UPL’s) que fazem parte da integração. As granjas Tunápolis e Spessato serão transformadas para produção de leitões comerciais.
ALTA TECNOLOGIA E AUTOMAÇÃO
A Granja Riqueza será construída em uma área de 52 hectares e terá oito galpões, totalizando em torno de 20 mil metros quadrados de área construída. A granja será de alta tecnologia e automatizada. O local de instalação foi definido seguindo critérios para garantir o mais elevado status sanitário. O empreendimento deverá gerar, inicialmente, 25 empregos diretos. As obras de construção iniciarão em agosto deste e a previsão é que estejam concluídas em um ano. A Granja Riqueza entrará em produção em 2023.
SUINOCULTURA COOPER A1
A atividade de suinocultura é uma grande força da Cooper A1. Em parceria com a Cooperativa Central Aurora Alimentos os cooperados integrados entregam uma média de 5.500 suínos por dia. Para manter esta estrutura, a Cooper A1 possui 97 Unidades de Produção de Leitões (UPl’s), totalizando 56 mil matrizes, sendo 61 creches, com capacidade de alojamento de 1,5 milhão de leitões ao ano. Além disso, a cooperativa conta com mais de 600 produtores que fazem a recria e engorda destes animais, distribuídas pelas principais unidades em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
* Fonte: Cooper A1