Saúde
Atualizado em 09/02/2021 às 15:59
Coronavírus: saiba sobre as reações de quem já se vacinou e a importância do imunizante
Médico relata como foi receber a primeira dose da vacina de Oxford e argumenta sobre a necessidade da população se vacinar
Com a vacinação contra a Covid-19 atingindo uma parcela da população, surgem algumas dúvidas sobre as possíveis reações. Para abordar o assunto, o Grupo Chirú convidou o médico Moacir Casali, que concedeu entrevista na manhã desta terça-feira, 9 de fevereiro.
O médico recebeu uma dose da segunda leva de vacinas de Oxford, e frisou que é comum em imunizantes – para qualquer doença – reações leves e dor no local de aplicação. “Eu senti alguma dor de cabeça, dor no corpo... E dor no braço também, ele ficou muito pesado. Mas não teve nada que assuste”, comenta o médico.
Na entrevista, Moacir explicou que as pessoas não precisam ter medo, pois toda vacina é produzida através do próprio vírus, que quando injetada cada organismo reage de uma forma para produzir as defesas necessárias. Sendo assim, nem toda pessoa vacinada terá uma reação e, se tiver, pode se dar de maneiras distintas.
Sobre a diferença entre as vacinas de Oxford e a do Butantan, o médico explica que a segunda não tem causado tantas reações, porque usa o vírus inativo, mas ambas vão dar resistência para o corpo. Além da importância da vacinação, outra questão a ser divulgada é sobre os grupos prioritários de vacinação, sendo orientado que a população tenha paciência e aguarde a sua vez de vacinar.
Com essa imunização, o vírus vai perdendo a sua força de propagação, por isso a importância de se vacinar. Confira o áudio da entrevista: