Menu

19°

Palmitinho - RS
22° max
17° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
22° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Coronel Bicaco cria GT para mapear pontos de possíveis alagamentos na cidade em casos de chuva

    O grupo também vai identificar famílias que residem em áreas consideradas de risco

    O município de Coronel Bicaco criou um Grupo de Trabalho (GT) para mapear os pontos urbanos suscetíveis a alagamentos quando acontecerem chuvas ininterruptas e volumosas, além de viabilizar o desassoreamento dos lajeados Paiol e Faxinal. Também identificarão as famílias que residem em áreas consideradas de risco. Os componentes do GT foram designados através de portaria publicada pelo Poder Executivo.

    A reunião foi comandada pelo prefeito Jurandir da Silva no gabinete com secretários municipais da Agricultura, Fazenda e Meio Ambiente; setor de engenharia e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. 

    O prefeito solicitou ações viáveis para solucionar os problemas decorrentes do represamento de água dos dois lajeados que cruzam em partes do perímetro urbano. "A sociedade está esperando respostas. Temos que realizar obras eficientes e acabar com a necessidade de retirar famílias a cada enchente", ressaltou.

    Na ocasião, a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Joice Albarello, relatou rapidamente os trabalhos desenvolvidos nos dias 2 e 4 deste mês, de auxílio e remoção das famílias afetadas pelos alagamentos. Segundo ela, 12 desalojados foram encaminhados ao abrigo provisório montado na escola Rosalina Diniz de Souza. Os demais optaram por permanecer na casa de parentes.

    Para nortear as ações, servidores municipais irão efetuar estudos hidrológicos, da capacidade de vazão das pontes existentes na cidade, mapeamento dos percursos dos lajeados Paiol e Faxinal, e cotas de desnível. Esses levantamentos ainda ajudarão na definição dos espaços impedidos de receber edificações.

    A Administração Municipal irá trabalhar na elaboração de um projeto para realocação das pessoas que moram em áreas consideradas de risco. "O município vai ceder o terreno e vamos buscar recursos da União para construir as casas", disse o prefeito Jora.

    Coronel Bicaco já cadastrou o Decreto de Calamidade Pública na plataforma do Governo Federal. O documento está sob análise. 

     

    *Com informações da Ascom Coronel Bicaco

    Helena Knob - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 00:00 - 01:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    00:00 - 01:00