Últimas
Publicado em 18/04/2024 às 13:28
Coronel Bicaco: grupo terapêutico retoma encontros neste mês
Encontros mensais acontecem com pais e responsáveis por autistas, visando o fortalecimento da saúde mental
No começo do mês, o Grupo Terapêutico em Saúde Mental ‘Pais e Amor’, do município de Coronel Bicaco, realizou o primeiro encontro de 2024. Na oportunidade, a professora e pedagoga Francieli Oliveira Prado explanou sobre o tempo de qualidade com os filhos e o impacto frente à responsabilidade dos progenitores na construção dos vínculos familiares, e no desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Instituído em setembro de 2022, pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o grupo terapêutico tem encontros mensais onde pais e responsáveis por autistas recebem atendimento psicossocial visando o fortalecimento da saúde mental. Ainda são abertos espaços para troca de experiências e palestras referentes ao TEA.
Os encontros são coordenados pela psicóloga Anelise Buchner, e a assistente social, Silvane Buzatto Lima, com apoio da fonoaudióloga, Cristiane Baggio. Os profissionais atendem, no momento, integrantes de 23 famílias.
O município de Coronel Bicaco está cadastrado no programa TEAcolhe, do Governo do Estado. O município faz parte da região de Constantina, e lá, crianças com suspeita de autismo recebem atendimento neurológico e é prestado auxílio aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Através do TEAcolhe também são ofertadas capacitações para médicos, professores e monitores escolares.
*Informações Ascom/Coronel Bicaco