Região
Publicado em 27/02/2024 às 09:23
Coronel Bicaco: limpeza das lixeiras é intensificada para evitar a proliferação do Aedes Aegypti
Acúmulo de lixo ou entulhos pode gerar novos locais com água parada - cenário ideal para o desenvolvimento das larvas do mosquito
Dentro da estratégia elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica de Coronel Bicaco para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, servidores da Secretaria Municipal de Obras realizam a limpeza das lixeiras públicas situadas em vias da cidade.
Inicialmente, ocorria a retirada dos resíduos orgânicos e recicláveis, e depois os contêineres eram transportados até o Parque da FENAMATE, onde passavam por uma intensa lavagem.
Para a secretária municipal de Saúde, Adriana da Silva Benites, neste momento, é fundamental a limpeza dos contêineres com mais frequência, pois também estão sendo desenvolvidas outras ações de prevenção e combate à dengue. "Agradeço e peço para os moradores continuarem a contribuir com os cuidados na colocação do lixo sempre embalado, em sacas ou sacolas resistentes. São ações simples, onde cada munícipe fazendo sua parte estará contribuindo para uma cidade mais limpa, organizada e evitando focos de larvas do Aedes Aegypti. Deixo aqui meu agradecimento, em especial, aos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde que estão realizando um belíssimo trabalho de orientação e conscientização em todos os bairros do nosso município", ressaltou.
Lembrando que o acúmulo de lixo ou entulhos pode gerar novos locais com água parada – cenário ideal para o desenvolvimento das larvas do Aedes Aegypti. Além da dengue, o mosquito ainda transmite a chikungunya e o zika vírus.
Separação do lixo
Um problema recorrente encontrado na coleta de lixo é a ausência da separação correta dos materiais. As lixeiras públicas situadas nas vias urbanas de Coronel Bicaco são exclusivas para resíduos orgânicos e recicláveis. É indispensável que os moradores façam a separação seletiva antes de depositar os materiais nos contêineres ou lixeiras particulares.
Compostagem
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, José Adelar Milczarek, uma alternativa para o reaproveitamento dos resíduos orgânicos é a compostagem. Este processo transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, podendo ser utilizado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo a aplicação de produtos químicos.
Construir a composteira doméstica é uma ótima opção para quem deseja dar melhor terminação aos resíduos orgânicos. Essa prática proporciona uma série de vantagens muito além do excelente composto orgânico gerado. Tratando o resíduo orgânico na sua propriedade, uma sequência de problemas e despesas são reduzidos.
Com menos material nas lixeiras, diminuem os custos de processamento dos itens descartados, que é cobrado por quilo. Reduz ainda o risco do material se romper, causando mau cheiro, proliferação de insetos e a necessidade de limpeza dos contêineres.
*Informações Ascom/Coronel Bicaco