Últimas
Atualizado em 22/04/2024 às 14:31
Coronel Bicaco realiza a quarta etapa de dissipação do fumacê
A ação abrangeu bairros e centro da cidade
Na manhã da sexta-feira, 19 de abril, a quarta etapa da dissipação do fumacê para eliminação do Aedes Aegypti teve início no município de Coronel Bicaco.
O veículo equipado com bomba de Ultra Baixo Volume (UBV pesado) percorreu os bairros Santa Maria, Faxinal, Vila Diniz, Associação, Engenho Velho, Nossa Senhora Aparecida, Loteamento Rigodanzo e Esquina Evangélica, além de determinadas vias da área central da cidade.
No combate ao Aedes Aegypti é indispensável que a população faça a sua parte, não permitindo o acúmulo de lixo ou entulhos, e eliminando locais com água parada.
A próxima etapa de dissipação do inseticida depende de agendamento da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
Vigilância Epidemiológica e Sanitária
Devido ao aumento expressivo do número de notificações e casos confirmados de dengue em Coronel Bicaco, agentes de saúde e de endemias e visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM), estão realizando ações cada vez mais frequentes no combate ao Aedes Aegypti.
Entretanto, para esse trabalho alcançar maior êxito é imprescindível a colaboração da população. Neste sentido, pede-se aos moradores que recebam os profissionais e permitam vistorias nos pátios e terrenos. O objetivo é eliminar locais que possam servir de criadouro para as larvas do mosquito.
Nas visitas domiciliares, também são repassadas orientações quanto às demais maneiras de impedir a reprodução do mosquito e sobre o comportamento adequado a partir do surgimento de sintomas da doença.
Coronel Bicaco contabiliza, no momento, 300 notificações e 105 casos diagnosticados de dengue. Os dados são da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).