Geral
Publicado em 25/09/2019 às 15:59
Costella reivindica apoio em Brasília para a conclusão de acessos asfálticos
No total, 52 municípios gaúchos não têm pavimentação nas rodovias
O secretário Estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, pediu à bancada gaúcha na Câmara dos Deputados a liberação de recursos para obras de acessos municipais no Rio Grande do Sul. Durante reunião realizada na terça-feira, 24 de setembro, em Brasília, o secretário de Logística e Transportes, propôs que verbas de emendas parlamentares sejam destinadas para a pavimentação das rodovias.
De acordo com Costella, 52 municípios gaúchos ainda não têm ligação asfáltica nem fonte de recursos definida para o início das obras. São 778,48 quilômetros de estradas que precisam ser pavimentados, a um custo aproximado de R$ 1 bilhão.
O secretário de Logística e Transportes disse ainda que é inadmissível que em pleno século 21, o Estado ainda tenha mais de 50 municípios nessa situação. “Esta é uma necessidade urgente, na qual esbarram o crescimento econômico e a autoestima dessas comunidades. É por isso que, diante de um cenário de grave crise financeira, o Estado precisa ser criativo e firmar parcerias para retomar o desenvolvimento”, enfatizou diante dos parlamentares.
A proposta está sob análise dos 31 deputados federais que compõem a bancada gaúcha. Os parlamentares devem definir a destinação dos recursos de emendas até o fim de outubro.
Nesta quarta-feira, 25 de setembro, o secretário Costella permanece em Brasília para participar de uma audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O encontro tem como pauta demandas do setor de Transportes.
REGIÃO
Na região pelos três trechos não possuem pavimentação asfáltica e aguardam recursos para conclusão, retomada ou início de obras – ERS-528 ( trecho de 18 quilômetros que liga Palmitinho e Pinheirinho do Vale); ERS-591 (11 quilômetros entre o Distrito de Castelinho, Frederico Westphalen e Ametista do Sul) e ERS-324 (dez quilômetros que liga os municípios de Iraí e Planalto).
No entanto, entre os 43 municípios da área de atuação da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) são nove os municípios sem acesso asfáltico. A Amzop junto com lideranças, instituições e entidades está trabalhando na tentativa de buscar a liberação de recursos para execução destas obras.
O projeto para a execução dos trabalhos na ERS-591 está adiantado e foi realizado, através de uma parceria entre os municípios de Frederico Westphalen e Ametista do Sul e a URI/FW. Em evento que ocorreu no início do setembro parte do estudo foi entregue a Costella.