Agro
Publicado hoje às 08:45
Cotrifred adere a projeto para potencializar a implantação do Smartcoop
Ferramenta de gestão facilita o registro e o controle de dados sobre finanças, produção e resultados, incluindo a emissão de nota fiscal eletrônica
Vinte famílias de produtores que são associados à Cotrifred aderiram, nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, a um projeto de incentivo ao uso da plataforma SmartCoop. Por meio de uma parceria entre a Smartcoop, Sebrae/RS, Sistema Ocergs/Sescoop-RS e Fecoagro/RS, junto com a Cotrifred, um trabalho de consultoria vai permitir que durante cinco meses famílias associadas sejam assessoradas para aprender a usar plataforma, que conta com aplicativo. Uma reunião foi realizada na sede da Afucoper, em Frederico Westphalen para apresentação da proposta.
O Smartcoop é uma ferramenta de gestão financeira, de dados e de produção, pela qual mais de 15 mil produtores gaúchos já gerenciam informações que impactam nas decisões diárias na propriedade. Na Cotrifred, esta será uma oportunidade para ampliar o uso e capacitar também a equipe técnica no gerenciamento e coleta dessas informações.
Explanaram aos participantes a gestora de projetos do Sebrae/RS, Lidiane Soldatti, e o analista de desenvolvimento do SmartCoop, Everton Felden, acompanhados da direção da Cotrifred. Internamente quem coordena o trabalho será a gerente de Desenvolvimento, Andriéli Bertó, e o gerente de produção da Laticínios Cotrifred, Ricardo Piton, com o apoio de demais integrantes da equipe técnica.
Segundo o diretor-administrativo da cooperativa, João Beltramin, a gestão entende que as decisões precisam ser baseadas em dados, não em suposições. "É isso que permitirá que os negócios do campo tenham mais eficiência e rentabilidade. Com isso, também é uma forma de integrarmos os jovens nas atividades de gestão da propriedade" defende.
Nesta edição do projeto foram contemplados pecuaristas de leite e produtores de grãos, somando um grupo de 20 famílias. Em dezembro devem começar as visitas de assessoramento do Sebrae/RS para início desse trabalho, seguindo até o mês de abril de 2025.
– Temos visto esse trabalho se fortalecendo e estrategicamente é importante que os produtores olhem cada vez mais para a gestão dos seus negócios. É um momento de se familiarizar com o registro de informações da propriedade, para que em um segundo momento se possa trabalhar as análises – assinala o presidente da Cotrifred, Elio Luiz Duarte Pacheco.
Este trabalho de sensibilização iniciou ainda no fim de outubro, quando essa parceria entre o sistema Ocergs/Sescoop-RS e o Sebrae/RS foi apresentada às cooperativas em encontro realizado em Cruz Alta, na sede da CCGL.
A plataforma
A Smartcoop pode ser definida como a plataforma das cooperativas destinada para operações e manejos agrícolas e pecuários, de forma digital e interativa. Foi desenvolvida sob a liderança da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) através de um trabalho de intercooperação. A plataforma foi resultado de uma parceria de 28 cooperativas gaúchas, incluindo a Cotrifred.
*Informações Ascom/Cotrifred