Geral
Atualizado em 14/10/2019 às 14:18
Cotrifred prevê a inauguração do laticínio para dia 12 de novembro
Data ainda pode ser alterada pela direção da cooperativa que trabalha há 2 anos no projeto
A Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen- Cotrifred, atua há 61 anos em Frederico Westphalen e região, e neste ano de 2019, amplia ainda mais as suas atividades com a ampliação e a abertura de novos empreendimentos. Um deles, e o de maior expectativa regional, é a Indústria de Laticínios que deverá abrir suas portas no dia 12 de novembro. Ainda no mês de novembro a cooperativa inaugura o Supermercado em Taquaruçu do Sul e para dezembro a Cotrifred fará a I Feira em Campo, totalmente voltada para o agronegócio.
O presidente da Cooperativa, Elio Pacheco, afirmou que apesar das expectativas econômicas negativas para o ano, a cooperativa teve um crescimento significativo. “Sempre buscamos inovar e nos aproximar dos nossos associados, isso refletiu no crescimento positivo para a Cotrifred”, declarou ao programa Linha Aberta da AM 1380.
A inauguração da Empresa de Laticínios que está localizada na Linha Manfio, em Frederico Westphalen, ainda poderá ter a data alterada devido as burocracias. A cooperativa trabalha há dois ano neste projeto.
O investimento na indústria gira em torno de R$ 17 milhões e terá capacidade para 100 mil litros, gerando 60 empregos diretos. Pacheco, fala que a ideia da indústria é valorizar a cadeia do leite na região “é uma atividade importante e movimenta o comércio local e a região cresce. Quando trabalhamos nesse formato incentivamos os produtores a trabalharem com a bacia leiteira, e com isso todos saem ganhando”, afirma.
A Cotrifred desenvolve junto ao Sicredi e URI, o projeto “Meu tambo meu futuro”, que presta acompanhamento técnico e capacitação as unidades de produção familiar, além do aumento da renda do produtor rural, por meio de tardes de campo nos oito municípios de atuação da Cotrifred, atendendo 120 propriedades.
– Quando iniciamos esse projeto, alguns produtores não estavam enquadrados nas normativas para a qualidade do leite, hoje todos os produtores participantes estão enquadrados e aptos a produzir com qualidade –, afirmou o presidente.
Os produtos que serão produzidos na indústria da Cotrifred serão: creme de leite, nata, queijo prato e muçarela que consumirá 80% da produção. “Escolhemos esses produtos por ser de fácil comercialização, produção e ter um grande consumo. O queijo muçarela consumirá grande parte da produção mas iremos aumentar gradativamente com outros produtos”, disse Pacheco.
Supermercado em Taquaruçu do Sul
A inauguração do Supermercado da Cooperativa em Taquaruçu também está marcada para novembro, será no dia 28.
Com criação de 15 empregos diretos, a cooperativa priorizou a contratação de profissionais locais. Pacheco, acredita na soma de esforços com a comunidade, “queremos fazer um bom trabalho somando esforços com as empresas já existentes no munícipio e o bom de tudo isso, é que não vamos concorrer com ninguém”.
I Feira em Campo
Para encerrar 2019, com ainda mais força, em parceria com o associado. A Cotrifred realiza de 12 a 14 de dezembro a primeira edição da Feira em Campo, uma feira totalmente voltada para o agronegócio.
A feira já está com mais de 90 empresas do setor confirmadas para apresentar as novas tecnologias com exposições de produtos. Junto a feira será realizado o I Seminário da Soja e do Leite. Entre as atrações está o encerramento do projeto “meu tambo meu futuro”, além de atividades voltadas para as mulheres produtoras de leite.
Feira em campo Cotrifred o agronegócio em foco
– Queremos começar a demarcar o espaço da região no fortalecimento da atividade, valorizando a bacia leiteira da região e com isso consolidando atividade na região do Médio Alto Uruguai –, contou o presidente. Ele ainda afirmou que os investimentos para 2020 da cooperativa estão previstos para as unidades de Vista Alegre e Vicente Dutra.
A expectativa para a feira é de 3 a 5 mil pessoas, com uma infraestrutura completa, a Feira em Campo oferecerá espaço adequado para todas as atividades da programação.
Confira a entrevista completa: