Geral
Atualizado em 31/10/2018 às 15:49
Cotrifred reúne associadas para lançamento de novo projeto
Cerca de 300 mulheres, dos oito municípios de atuação da cooperativa participaram das atividades
A Cotrifred realizou, na terça-feira, 30 de outubro, o lançamento do novo projeto Cotrifred Rosa – Mulheres que Cooperam, que reuniu cerca de 300 associadas, dos oito municípios de atuação da cooperativa. O evento ocorreu na Associação dos Funcionários da Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen – Afucoper em Frederico Westphalen.
As atividades iniciaram com a programação alusiva ao Outubro Rosa, onde cada participante recebeu um chapéu personalizado da cooperativa, com um laço rosa, ao chegar no local. A programação contou com a palestra da presidente da Liga de Combate ao Câncer, Elizabete Stefanello, que explicou as ações realizadas pela entidade, a importância da liga, como fazer para ser um voluntário ou assistida e os processos de tratamento do câncer. Além disso, a palestra contou com a participação de uma voluntária diagnosticada com câncer de mama e também sorteio de 30 mamografias, doadas pela Raimed de Frederico Westphalen.
Em sequência a programação contou com uma palestra sobre ‘Saúde da Mulher’, ministrada pela médica Yesenia Medina, que escalreceu dúvidas sobre a prevenção do câncer de mama, diagnósticos e tratamento da doença.
Após as atividades relacionadas ao Outubro Rosa, a cooperativa lançou o projeto Meu Tambo Meu futuro, que está em andamento e é realizado em parceria com o Sicredi Alto Uruguai, URI e o Curso de Tecnologia em Agropecuária. O lançamento contou com a presença da gerente de Operações do Sicredi o Alto Uruguai, Angelita Cadoná, e do professor-doutor Gelson Pelegrini, coordenador do Curso de Tecnologia em Agropecuária, da URI - campus Frederico Westphalen, que ressaltaram a importância do projeto para a região.
Além disso, a programação contou com uma palestra sobre ‘Qualidade do Leite’, apresentada pela convidada Silvana Trindade, representante da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL), parceira da cooperativa. Em seguida, o presidente da Cotrifred, Elio Luiz Duarte Pacheco, apresentou detalhadamente como o será o novo projeto do Laticínio Cotrifred, investimento que será finalizado e inaugurado em 2019, no município de Frederico Westphalen.
Compreendendo o potencial das associadas e produtoras da região, a Cotrifred está investindo mais de R$ 11 milhões no Laticínio Cotrifred, que tem como objetivo potencializar a produção de leite e incentivar o crescimento dos associados e da região nesse segmento, oferecendo um preço justo na compra da matéria-prima e todo o suporte técnico e profissional (médicos veterinários, agrônomos, técnicos e outros) que o produtor possa necessitar durante a produção, além de vários outros benefícios para os associados e associadas da cooperativa.
Após o almoço, as associadas puderam realizar uma visita técnica nas futuras instalações do Laticínio Cotrifred que, deverá beneficiar cerca de 500 produtores rurais, além de criar mais de 60 empregos diretos na região. A cooperativa compreende a potencialidade dos produtores e entende o investimento como essencial para o crescimento regional, levando em consideração que, conforme apontam as pesquisas, o segmento leiteiro apresenta, em relação aos anos anteriores, um crescimento gradativo e progressivo.
Fonte: Cotrifred