Geral
Publicado em 20/01/2020 às 15:13
CPF na nota e período sem multas garantem descontos no IPVA 2020
Os contribuintes que optarem pelo parcelamento do IPVA 2020 precisam pagar a primeira parcela até 31 de janeiro
No Rio Grande do Sul mais de 1,7 milhão de contribuintes têm direito ao desconto do Bom Motorista no IPVA 2020, o que representa 45,8% da frota tributável. Além desse desconto, são 552,6 mil cidadãos que têm redução no tributo com o desconto do Bom Cidadão.
O desconto do Bom Motorista decorre de um período sem infrações cometidas no trânsito, já o Bom Cidadão se dá pela participação no Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Ambos podem ser acumulados e são válidos para pagamento do IPVA antecipado ou conforme calendário de vencimento por placas.
O motorista que não acumulou multas por três anos consecutivos terá um desconto de 15%. Se o período sem multas foi de dois anos, o abono é de 10%. Um ano, 5%.
Proprietários de veículos podem ainda obter desconto de até 22,4% no pagamento antecipado do IPVA 2020. Para alcançar esse desconto máximo, o contribuinte precisa considerar a soma das vantagens dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão, além de uma redução de 3% no valor do tributo pela antecipação. O pagamento deve ser realizado até o dia 31 de janeiro.
O parcelamento do IPVA pode ser feito em três vezes. A primeira parcela também precisa ser paga até 31 de janeiro. As próximas duas serão em fevereiro, até o dia 28, e março, até o dia 31. Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira.
O pagamento do IPVA 2020 pode ser realizado diretamente nos sistemas online ou presencialmente nos bancos credenciados: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e Agências Lotéricas da Caixa. Basta apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.
*Estado do Rio Grande do Sul