Geral
Publicado em 28/09/2019 às 10:51
Creluz terá mais três usinas solares até o final de 2019
Estruturas serão instaladas em Ametista do Sul
Em ato que acontece na próxima terça-feira, 1° de outubro, no Restaurante Belvedere Mina, em Ametista do Sul, a Creluz lançará a pedra fundamental de três usinas solares, que integrarão o Complexo Três Arcanjos, e estão sendo instaladas no município. O lançamento está marcado para às 10h30.
As obras já começaram e estão em pleno andamento. A expectativa é que as usinas sejam inauguradas até 20 de dezembro.
O Complexo Três Arcanjos contará com a Usina São Gabriel, que está sendo instalada, na Avenida Bento Gonçalves, próximo ao Shopping das Pedras; Usina São Rafael, que está sendo instalada na Rua Tomas Logoski, próximo a Colgemas Pedras e a Usina São Miguel, próximo ao Museu das Pedras.
No total, serão investidos R$ 12 milhões. Segundo o presidente da Creluz, Elemar Battisti, as usinas não serão financiadas. Os recursos são próprios. O presidente da Creluz informou ainda que quando estiverem em pleno funcionamento, a energia gerada pelas três usinas será suficiente para abastecer duas mil residências.
A Creluz é pioneira no Rio Grande do Sul na geração de energia solar. A primeira usina solar do território gaúcho – a Usina Solar Boa Vista – foi inaugurada em dezembro de 2016. Três anos depois, a estrutura foi ampliada e passou a contar com 2.448 placas fotovoltaicas. Em 2016 haviam sido instaladas 1.008 placas.