Agro
Atualizado em 18/08/2018 às 13:59
Culturas de inverno são beneficiadas pelo clima
Produtividade esperada para lavoura de trigo é de três mil quilos por hectare
O predomínio de frio, a baixa umidade e a boa insolação foram favoráveis à cultura do trigo. As lavouras tem mantido um desenvolvimento vigoroso, além de retomar um perfilhamento mais intenso, o que poderá proporcionar boa produtividade final.
De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar as lavouras se distribuem em distintas fases, estando 92% em desenvolvimento vegetativo e 8% em floração. As produtividades esperadas giram em torno dos três mil quilos de trigo por hectare, ou seja, 50 sacas por hectare.
Assim como o trigo, as demais culturas de inverno também foram beneficiadas com as condições meteorológicas na última semana. A maioria apresenta bom desenvolvimento e aspecto saudável, livres de maiores impactos quanto às pragas e moléstias, mantendo até o momento bom potencial produtivo.
A aveia branca para produção de grãos encontra-se com 54% das lavouras em fase de desenvolvimento vegetativo, 28% em floração e 18% em enchimento de grão. O potencial produtivo expressado até o momento é de dois mil quilos por hectare. Na canola os percentuais se dividem entre 11% em desenvolvimento vegetativo, 60% em floração e 29% em enchimento de grão, com potencial de 1,5 mil quilos por hectare. A cevada atinge 92% em desenvolvimento vegetativo, 5% em floração e apenas 1% em enchimento de grão. A produtividade esperada no momento é de três mil quilos por hectare.
Fonte: Informativo Conjuntural