Segurança
Atualizado em 11/07/2024 às 15:02
Delegado Diogo Ferreira é o único Policial Civil homenageado no Prêmio ILEA Day 2024
Academia Internacional de Aplicação da Lei, foi criado pelo governo americano em 1995 para fortalecer a cooperação internacional na área de segurança
Nesta terça-feira (09/07), o Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, participou de homenagem prestada pelo Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre ao único agente brasileiro a receber o Prêmio ILEA Day 2024.
O Delegado de Polícia Diogo Tomczak participou do curso avançado sobre investigações envolvendo narcóticos da Academia Internacional de Aplicação da Lei (ILEA) e foi premiado na categoria Sucesso Operacional Excepcional. O programa ILEA (International Law Enforcement Academy), sigla em inglês para Academia Internacional de Aplicação da Lei, foi criado pelo governo americano em 1995 para fortalecer a cooperação internacional na área de segurança.
O Prêmio ILEA Day, instituído em 2021, destaca o valor das parcerias no setor de segurança. Presente na cerimônia, o Cônsul-Geral Interino do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Nelson H. Wu, disse que a premiação reconhece a parceria contínua no compartilhamento de informações com a Polícia Civil: "Ao nomear agentes brasileiros responsáveis pela aplicação da lei para os programas da ILEA, solidificamos ainda mais esta parceria e fortalecemos a cooperação".
Para o Chefe de Polícia: “É um grande orgulho ter um policial brasileiro, gaúcho, da nossa Polícia Civil, que nós reconhecemos por sua capacidade de trabalho e dedicação, ter também este reconhecimento de outras forças de segurança, ainda mais dos Estados Unidos da América, que sabemos de seu nível de excelência e qualidade”.
O Delegado Diogo Ferreira
Diogo Ferreira nasceu em Seberi/RS e tem duas irmãs mais novas. Filho de Policial Rodoviário Federal. Cursou a faculdade de Direito na URI de Frederico Westphalen. Assumiu como delegado em Passo Fundo no ano de 2014. Iniciou sua trajetória na polícia civil local na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Após um período no comando do Plantão, Diogo foi transferido para a 1ª Delegacia de Polícia, onde comandou diversas investigações e operações. Com o destaque no trabalho, ele foi escolhido em 2018 para assumir a Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (DRACO), responsável por combater o crime organizado, o tráfico de drogas e o roubo de veículos.
* Com informações da Assessoria de Imprensa do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre.